71 3336 7599 (Barra)
71 3014 2507 (Iguatemi)
     

Estudar na França

As universidades brasileiras e francesas desenvolvem muitas relações bilaterais, que proporcionam pesquisa, intercâmbio, programas de estágio e de doutorado misto. Além disso, existem cursos de idioma, durante todo o ano, para quem quiser aprender ou aprimorar o francês.
Reconhecidas internacionalmente pela qualidade do ensino, as universidades públicas francesas oferecem adicionalmente a vantagem considerável de serem gratuitas.

CampusFrance é uma agência oficial do governo francês cujo objetivo é facilitar aos estudantes estrangeiros o acesso às universidades e estabelecimentos escolares franceses.

Mais informações, nesse site:

http://www.bresil.campusfrance.org/

O Campus France é um serviço de informações sobre os estudos superiores na França vinculado aos Ministérios franceses da Educação e das Relações Exteriores. Presente em mais de 80 países, foi implantado no Brasil em 1998 com o objetivo de promover o ensino superior francês e orientar os estudantes brasileiros em relação às possibilidades de estudos na França. Desde março de 2007, acrescentou novas atividades às já desempenhadas anteriormente, tornando-se o canal privilegiado de comunicação entre os estudantes brasileiros e as instituições francesas de ensino superior e também um procedimento pré-consular obrigatório para obtenção do visto de categoria estudante.

Quais são suas principais atribuições?

  • Orientar os estudantes que desejam realizar seus estudos superiores na França quanto aos procedimentos de candidatura e seleção das instituições francesas de ensino superior;
  • Oferecer aos estudantes uma variedade completa de serviços desde a busca de informação até a partida efetiva para a França;
  • Oferecer aos estudantes um diálogo personalizado que permita responder a todas as perguntas e dúvidas e orientar na busca de uma formação que melhor se adapte a cada um;
  • Realizar o procedimento pré-consular obrigatório para a solicitação do visto de estudante; analisar o projeto de estudos mediante uma entrevista pessoal.

A quem se destina?

Se você é brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil, maior de idade e deseja iniciar ou continuar seus estudos na França (graduação, intercâmbio acadêmico, mestrado, especialização, doutorado ou curso de francês) é preciso que você se inscreva no Campus France Brasil para:

  • efetuar candidaturas às instituições francesas de ensino superior conectadas ao CampusFrance;
  • obter um visto de estudante que permitirá sua partida para a França.

Atenção:
Pós-doutorandos devem solicitar um “visa scientifique” (visto de pesquisador) e estão dispensados do procedimento Campus France. Consulte nos sites dos consulados franceses no Brasil as exigências para a emissão dessa categoria de visto.

Aliança Francesa de Salvador

Unidade Barra: Av. 7 de Setembro, 401 - Ladeira da Barra
Unidade Iguatemi: Centro Empresarial Iguatemi, Av. Tancredo Neves, 274, Bloco A, 7° andar, Sala 724.