Festival Varilux de Cinema Francês 2012

Agosto será o mês do cinema francês em 34 cidades brasileiras !

Programação do Festival

Confira o vídeo do Festival !

A cinematografia francesa irá tomar conta das salas de cinema de 34 cidades brasileiras, incluindo Salvador de 17 a 23 de agosto. É o Festival Varilux de Cinema Francês 2012, que chega a sua terceira edição com 40 salas de cinemas e com a expectativa de alcançar a 70 mil espectadores. Primeiro festival de cinema do Brasil realizado em escala nacional com projeções simultâneas, a edição 2012 conta com o apoio do departamento cultural da Embaixada da França e das Alianças Francesas presentes em todo o país, sendo produzido pela Bonfilm e conta com o patrocínio do grupo Essilor-Varilux e Allianz Seguros. Em Salvador, o Festival Varilux será abrigado pela terceira vez no Cine Glauber Rocha – Espaço Itaú de Cinema, reafirmando a parceria de sucesso. Uma parte da programação também será exibida no cinema Saladearte (Cinema do Museu)

Filmes premiados – A seleção 2012 traz doze filmes que representam o melhor da produção cinematográfica francesa recente. Entre eles, o filme mais visto na França em 2011, Intocáveis (Intouchables) que alcançou a marca de 20 milhões de espectadores, além dos prêmios Césars 2012 (Melhor Ator para Omar Sy) e o Festival Internacional do Filme de Tóquio. Outro destaque vai para a obra E agora para onde vamos? (Et maintenant on va où?), vencedor do Prêmio Juri Ecumênico – Menção Especial do Festival de Cannes.
Entre as produções escolhidas, haverá espaço também para o público infantil com a animação Titeuf, um longa metragem que agradou público e crítica na França, agradando a crianças e adultos. Já para um público mais Cult, a obra O Monge (Le Monge) vai despertar maior interesse. A película narra a história pregador Ambrósio, no século XVIII e interessou a Antonin Artaud, que fez uma adaptação do romance gótico e a Luis Buñel, que tentou adapta-la para o cinema.
O clássico escolhido na edição 2012 é o filme policial noir Técnica de um delator (Le Doulos), que completa 50 anos de rodado. O festival Varilux está feliz de presentear o público brasileiro com este grande clássico do cinema francês, por um dos diretores mais consagrados do filme noir, Jean-Pierre Melville.
Encontros e Negócios – Uma área particularmente rica em intercâmbios entre a França e o Brasil, o cinema movimenta acordos e economia criativa através de coproduções e distribuição recíproca de filmes. Essa cooperação foi especialmente forte em 2011, com as filmagens de duas coproduções franco-brasileiras emblemáticas: Rouge Brésil, que contará a história da França Antártica e de Villegaignon, e Amazonas, documentário-ficção de grande orçamento filmado na Amazônia.
Dessa maneira, a programação do Festival também inclui um encontro profissional para estimular acordos, parcerias e coproduções entre as duas cinematografias alinhando-se à perspectiva do setor audiovisual do Estado do Rio de Janeiro que trabalha para aperfeiçoar e reforçar sua especial vocação para principal polo cinematográfico da América Latina.