MAI 68 | 50 anos depois

AFS_Exposição Maio 68_bannersite_940x420pxs_R01

Após cinquenta anos dos eventos de Maio de 68, a Aliança Francesa de Salvador divulga sua programação cultural que tem por objetivo promover uma reflexão acerca das movimentações ocorridas na França — e, naturalmente, dos seus impactos na sociedade brasileira.

O primeiro evento diz respeito à inédita exposição fotográfica “Au coeur de Mai 68” (“No coração de Maio de 68”), de autoria do francês Philippe Gras. Entre os dias 16 de abril e 14 de maio de 2018, quarenta e três fotografias em preto e branco estarão disponíveis para visitação gratuita em parte na galeria da Aliança Francesa, na Barra, e em parte no lobby do hotel Ibis, localizado no Rio Vermelho.

A vernissage da exposição será na próxima segunda (16), a partir das 18h30 na ladeira da Barra, e contará com as falas da professora e pesquisadora Ana Lígia Leite e Aguiar, do Instituto de Letras/UFBA e que assina a curadoria da mostra, de Fernando Marinho, presidente da Aliança Francesa de Salvador, e Mamadou Gaye, diretor da instituição. As fotos descobertas apenas depois do falecimento do fotógrafo, em 2007, fazem parte de uma proposta que está circulando todo o país através da iniciativa da Association des Amis de Philippe Gras, da produtora Films des Quatre Planètes e do apoio do Institut Français.

Philippe Gras nasceu em Paris no ano de 1942. Estudante da École Supérieure des Arts Graphiques, trabalhou com fotografia de moda, mas passou a atuar como fotógrafo freelancer especializado em criação contemporânea (música, dança, teatro), além ter sido de colaborador das revistas Actuel, L’Art Vivant e Jazz Hot. Contribuía regularmente com o Festival das Artes Contemporâneas de La Rochelle e o Festival de Outono de Paris, bem como na elaboração de maquetes e ilustrações de capas de discos e CDs. Foi assistente ou fotógrafo de cinema junto aos cineastas Alain Corneau, Lê Lam e Jean-Noël Delamarre, e também coautor de duas média-metragens sobre o músico Don Cherry e sobre o escultor Raymond Delamarre.

Também fazem parte da programação cultural a exibição do documentário “Mai 68 – un étrange printemps”, de Dominique Beaux, no dia 9 de maio, às 8h30, no Cinema da UFBA, bem como um bate papo sobre a repercussão dos eventos de Maio de 68 no Brasil, a ser realizado no dia seguinte (10). Em breve serão divulgadas maiores informações sobre a mesa nesse mesmo site.

A programação de Salvador tem como apoiadores locais a Aliança Francesa Salvador, Aliança Francesa Brasil, Consulado Geral da França do Brasil, Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia, hotel Ibis e Alô, Pãozinho.

__________________

|| SERVIÇO ||
O que: Exposição “Au coeur de Mai 68”, de Philippe Gras
Quando: 16 de abril de 2018 – vernissage
Período: 16 de abril a 14 de maio de 2018
Onde: Unidade Barra da Aliança Francesa Salvador
Horário: 18h30
Quanto: Entrada gratuita

|| SERVIÇO ||
O que: Exibição de “Mai 68 – un étrange printemps”, de Dominique Beaux
Quando: 9 de maio de 2018
Onde: Cinema da UFBA – Canela
Horário: 8h30