Lançamento do Livro das correspondências de Pierre Verger e Roger Bastide” – 28/11

O Lançamento do livro “Diálogo entre Filhos de Xangô: Correspondência 1947-1974 – Pierre Verger e Roger Bastide” (organização: Françoise Morin, tradução: Regina Salgado Campos), EDUSP, 2017, na Aliança Francesa, Ladeira da Barra, Salvador, terça-feira, 28 de novembro, 19h.

Capa_dialogo entre filhos de Xango

SOBRE O LIVRO:

O livro traz 225 cartas trocadas entre os amigos Roger Bastide e Pierre Verger ao longo de quase 30 anos de suas trajetórias como participantes e pesquisadores das culturas afro-brasileiras e africanas. As cartas abordam questões importantes de seus ofícios e de seu empenho pelo reconhecimento do tema, caro a ambos.

Bastide, sociólogo, foi um dos professores chamados para a criação da USP, onde permaneceu por quase duas décadas, antes de retornar à França. Verger, inicialmente mais conhecido como fotógrafo, transformou-se ao longo das correspondências, em um pesquisador historiador, trocando a fotografia por documentos históricos.

A publicação foi organizada e comentada pela socióloga francesa, Françoise Morin, uma das últimas alunas de Bastide, na França. Contou com o apoio da Fundação Pierre Verger, incluindo 80 fotos de Verger que contextualizam e ilustram várias das situações abordadas nas cartas.

O lançamento conta com uma leitura dramática de trechos das correspondências realizada pelos atores da Trupe4.com (Salvador), além de uma breve contextualização da obra realizada por representante da Fundação Pierre e a leitura de um depoimento enviado pela organizadora, Françoise Morin.

Durante o evento o livro será vendido pelo preço promocional de R$80,00, preço de capa de R$132,00 (Dinheiro, Cartão de Crédito e Débito)

SERVIÇO:
O que?
Lançamento do livro “Roger Bastide e Pierre Verger – Diálogo Entre Filhos de Xangô – Correspondência 1947-1974” Organização de Françoise Morin e tradução de Regina Salgado Campos, com:

– Leitura dramática de trechos da correspondência por atores da Trupe 4.com

– Contextualização da obra pela Fundação Pierre Verger

– Leitura de um depoimento da organizadora Françoise Morin.

Onde? Aliança Francesa Salvador – Av. 7 de Setembro, 401 – Ladeira da Barra, Salvador/Bahia

Quando? 28 de novembro de 2017 (terça-feira), às 19h