Exposição “De São Braz a Araripe” – 04/10 a 01/11

ESCULTURAS DE ELOY CHEIDEARTE TRAZEM INTEGRAÇÃO COM A NATUREZA
Exposição De São Braz aAraripe acontece na galeria da Aliança Francesa
CARTAZ_AF_menor
No momento em que se discute a preservação da Amazônia, a exposição do artista Eloy Cheidearte serve como exemplo de respeito e integração ao Meio Ambiente. Neste trabalho, troncos, raízes e cipós ganham novas formas e significados. A matéria-prima utilizada pelo escultor foi coletada das praias e manguezais da região de Saubara. O resultado surpreendente pode ser conferido na exposição De São Braz a Araripe, que será aberta no dia 04 de outubro na Galeria da Aliança Francesa, na ladeira da Barra. “É um trabalho totalmente ecológico, uma parceria minha com a Mãe Natureza”, afirma Eloy.
As 12 esculturas em madeira foram criadas durante um período em que Eloy Cheidearte viveu e produziu em Bom Jesus dos Pobres. A praia do Recôncavo Baiano guarda uma parte da memória afetiva do artista. No local, ele passou parte da infância e da adolescência. A região abriga belas praias, falésias, manguezais e áreas de Mata Atlântica. Fazem parte deste universo de inspiração as praias de São Braz, Cabuçú, Bom Jesus dos Pobres e Araripe.
Nas andanças por esses locais, ele coletou a matéria-prima necessária para suas novas esculturas. “Sempre tive uma fixação por pedaços de madeira encontrados na Natureza. Olhava esses objetos e via algo de artístico em cada um deles. A intervenção que realizo é no sentido de fazer com que as pessoas também adquiram esse olhar”, conta o artista. Assim, pelas mãos de Cheidearte, o pedaço de um tronco ganha leveza, movimento e se transforma numa ave, num bailarino ou num Exu – a depender do olhar de quem vê a peça.
“Nesta exposição, Eloy reinventa a sua arte. Ele supera o óbvio de forma provocadora. Com o vai e vem da maré, a Natureza se encarregou de esculpir. Com sua imaginação e criatividade, Eloy reinventou os traços que antes não se encontravam ali”, avalia a professora de Historia Cristina Souto, que assina o texto de apresentação da mostra.
“Receber um artista, mais do que nossa missão na Aliança, é um prazer. Eloy nos tocou com sua sensibilidade. Essa exposição nos lembra como somos dependentes de Mãe Natureza”, afirma Mamadou Gaye, novo diretor da Aliança Francesa na Bahia. O artista também não poupa elogios ao espaço. “Estou onde sempre quis estar, numa galeria. Estou muito feliz com essa oportunidade que a Aliança Francesa me deu”, afirma.
A exposição De São Braz a Araripe fica em cartaz até o dia 1 de novembro e pode ser visitada, de segunda a sábado, das 9h às 21h. Entrada Gratuita.
ALIANÇA FRANCESA
A Aliança Francesa de Salvador é uma associação sem fins lucrativos que se dedica ao ensino do idioma francês, à promoção do intercâmbio cultural entre o Brasil e os países francófonos e à valorização dos artistas locais e francófonos. A instituição atua em Salvador desde 1973. A Aliança Francesa de Salvador é atualmente presidida pelo Sr. Fernando Marinho e seu diretor é o Sr. Mamadou Gaye.
A Aliança Francesa de Salvador oferece aulas de francês de qualidade que levam do nível iniciante até o nível avançado em 3 anos, além de diversas aulas especiais para se preparar para provas e exames oficiais ou ainda a Pronúncia à la française. O instituto tem o costume de oferecer bolsas de estudo para pessoas que não dispõem dos recursos necessários.
A associação, soteropolitana há 44 anos, promove, além de artistas francófonos, a cultura baiana através de varias atividades culturais na sua galeria, teatro e também no café.
Localizada na avenida 7 de setembro, 401 na Ladeira da Barra, a Aliança se encontra também no Centro Empresarial Iguatemi na avenida Tancredo Neves, 274, Bloco A, 7° andar, Sala 724. Aulas são também oferecidas no Senai-Cimatec, em Piatã. Três unidades para sempre estar perto de você.
 
Serviço
Exposição: De São Braz a Araripe, de Eloy Cheidearte
Obras: esculturas
Período: 04 Outubro a 01 Novembro
Local: Galeria da Aliança Francesa, av.7 de setembro, 401 – Ladeira da Barra
Visitação: segunda a sábado, das 9h às 21h.
Entrada Gratuita
Assessoria de Imprensa
Márcia Moreira – (71) 9.9937-9790