Traces – Passos / dias 11 e 12/01/2017

Entre os dias 11 e 12 de janeiro 2017 a Aliança Francesa de Salvador (av. 7 de setembro, 401 – Ladeira da Barra) terá o prazer de receber o artista italiano Flavio Marzadro, que montará uma instalação efêmera com folhas de ouro na calçada do edifício da Aliança .
A obra remete às <i>Marchas Republicanas</i> que aconteceram por toda a França entre 10 e 11 de Janeiro de 2015, uma forma de demonstrar repúdio ao atentado terrorista à redação do jornal <i> Charlie Hebdo</i> e se encaixa no perfil de retomada de memórias presente nas obras de Flavio.
Uma forma também de lembrar que a cultura é riqueza, é ouro que trazemos conosco e que se espalha ao longo das peregrinações e dos encontros, como a folha de ouro na qual andaremos nesses dois dias.
A instalação será a oportunidade de haver trocas entre o artista e o público durante os dois dias, das 10h às 17h.
Sobre o artista:
Flávio Marzadro é italiano, de Trento, estabelecido no Brasil, mas que atualmente vive em Paris, França. É artista plástico e suas obras carregam a grande sensibilidade do olhar do sociólogo, carreira que seguiu durante alguns anos após formar-se na <i>Università degli Studi di Trento</i>, em 1999. Após envolver-se com a sociologia da arte colaborou com diferentes instituições e criou uma rede de amigos com quem aprendeu e desenvolveu diversas técnicas.
Casado com uma baiana, decidiu vir à Bahia para morar, criar um filho e ingressar de forma mais intensa no universo das artes. Começou na escola de Belas Artes como aluno especial, mas seu mestrado cujo objeto de estudo foi <i> o público na arte pública</i> encontrou mais espaço para desenvolver-se na área urbanística devido à sua relação com cidade e história.
No entanto, foi apenas quando tornou-se pai de Pietro que decidiu dar um tempo para desenvolver-se enquanto artista e então começou a fazer os seus primeiros trabalhos e mostras.
Autor de obras em diversas partes da cidade de Salvador como no <i> Mercado do Ouro</i>, na <i> Ladeira da Preguiça</i> e no bairro <i> 2 de Julho</i> o artista traz a influência da sociologia para a sua arte, que segue a corrente italiana da <i>Arte Povera</i> movimento artístico contemporâneo que surge entre os anos 60 e 70 e é conhecida por tentar eliminar as barreiras entre a arte e o cotidiano da sociedade. Essa influência pode ser claramente notada no trabalho de Marzadro que preocupa-se em seguir uma filosofia de arte pública, em que o público interage com a sua obra.
traces_v2

  • Evento: Instalação efémera: Traces – Passos
  • Artista: Flavio Marzadro
  • Data:  11 e 12 de janeiro 2017
  • Horário:  das 10h às 17h
  • Local: Aliança Francesa de Salvador, Av. Sete de Setembro, 401 – Ladeira da Barra