Semestre Quebec – Palestra – 27/10

Aliança Francesa dedica o semestre à literatura, sociedade e cinema do Quebec.
A Aliança Francesa de Salvador está dedicando este segundo semestre de 2016 à região francófona do Canadá, apresentando uma programação que coloca em evidência a cultura contemporânea da província do Quebec, que mais herdou a influência francesa desde a colonização e onde a maioria da população (79%) fala o francês.
cartaz_palestra
A programação do Semestre do Quebec, que teve início no dia 28 de julho, terá o encerramento da programação, no dia 27 de outubro, às 18 horas, com a palestra do professor Syalvano Santini, da Universidade do Québec, em Montreal, que abordará “La réduction cinématographique. Découverte du quotidien dans « Chronique de la vie quotidienne » de Jacques Leduc”.
Sylvano Santini apresentará durante a palestra a série de filmes « Chronique de la vie quotidienne » de Jacques Leduc, uma sequência de sete filmes (um dia para cada filme) que acontece no Quebec. Essa série é uma experiência de cinema direto, um conceito de documentário que se empenha em captar, sem fins didáticos ou de ilustração histórica, a realidade como ela é, isto é, que procura “reproduzir” aquilo que na realidade acontece. Através do trabalho de Leduc, em particular com o filme “Mardi. Un jour anonyme”, Sylvano Santini, abordará a fenomenologia do cotidiano.