Encontro com Nargesse Bibimoune – 14/09 – 18h30

ENCONTRO COM NARGESSE BIBIMOUNE
>>Nargesse Bibimoune, percurso de vida de uma escritora militante. Encontro traduzido.
Do fórum AWID* e das questões feministas às crônicas no facebook que viraram um livro, passando pela experiência de uma mulher muçulmana francesa que veste o véu, Nargesse abordará questões que moldaram e conduziram sua vida a se tornar uma escritora engajada nas questões de educação pública, feminismo e anti -racismo ” .
*AWID é uma organização feminina mundial que consagra seus esforços pela justiça de gênero, pelo desenvolvimento durável e pelos direitos humanos das mulheres.
Print

Sobre os seus dois livros:
“Dans la peau d’un Thug”
1236931_518748204868024_1948108578_n
Youssef Bakri, um jovem de vinte e cinco anos apelidado de You, é um banlieusard (morador da periferia) atormentado. Ele vê sua vida se transformar após o brutal assassinato de seu melhor amigo. Destruído, fecha-se sobre si mesmo e não acredita mais em um futuro feliz. Sua vida oscila entre religião, atividades ilícitas e luto. Algumas “brothers” tentam o melhor que podem para mantê-lo com uma aparência de humanidade. Apesar de tudo, You vai tentar encontrar uma razão de viver investigando o assassinato de seu amigo. Mas a busca final para encontrar os culpados e para conter o seu ódio gerará mais drama do que satisfação…
Longe das ideias sobre a periferia e os jovens suburbanos, “Dans la peau d’un Thug” é uma história que conta a verdadeira realidade das condições de vida nestes ambientes difíceis, em que passar do riso às lágrimas tornou-se um hábito infelizmente enraizado na pele de seus habitantes …
“Confession à mon voile”
confidences-a-mon-voile-ebook_large
“Se eu decidir pegar a caneta, será para relatar minha vida, da minha realidade, da minha luta diária, porque por muitos anos, reprimiram minhas palavras para descrever o que eu vivia.”
Três anos após o sucesso de seu primeiro romance “Dans la peau d’un Thug” Nargesse BIBIMOUNE pegou sua caneta para contar seu dia a dia, uma mulher que decidiu há catorze anos usar o véu na França.
Em um contexto social agora em tensão, “Confidência a meu véu” nos apresenta a história de uma francesa que tenta resistir contra as polêmicas e preconceitos. As histórias estão ligadas ao longo dos anos: muitas vezes dolorosa, às vezes engraçada, sempre instrutiva nas verdades que revelam. Ao longo do livro a narradora cresce, assim como a indignação com as injustiças que ela sofreu.
Professores, clientes de restaurantes, entrevistas de emprego, o trem, o lago, o trabalho, o ginásio de esporte ou a associação humanitária… Várias pessoas propagam o racismo, vários locais teatros da discriminação dão a sensação que a opressão pode se desencadear por toda parte e para todos.
Ao longo de todo o livro, um sistema inteiro é dissecado, mostrando que o racismo é uma mecânica sistêmica que vem de cima e que esmaga as pessoas em baixo, e que herdamos o produto das instituições independente de nos mesmos.”
 O QUÊ: Nargesse Bibimoune, percurso de vida de um escritora militante
 QUANDO: 14 de setembro às 18h30
 ONDE: Aliança Francesa de Salvador, Ladeira da Barra, 401.
 ABERTO ao público, encontro traduzido.