Lançameto de livro com bate-papo – 16/09 – 18h30

LANÇAMENTO DE LIVRO COM BATE-PAPO
Jogos Olímpicos – O futuro incerto do legado deixado no Rio de Janeiro
Escritor suíço Jean-Jacques Fontaine, volta para a Aliança Francesa e analisa as obras e equipamentos realizados na cidade sede e mostra preocupação com a falta de dinheiro para o funcionamento dos equipamentos.
PrintOs grandes investimentos para a realização das Olimpíadas 2016, no Brasil, e o legado deixado na cidade sede das competições foram amplamente analisados sob a ótica de um estrangeiro, o jornalista suíço Jean-Jacques Fontaine, no livro “Rio de Janeiro e os Jogos olímpicos, uma cidade reinventada”, que terá lançamento em Salvador no dia 16 de setembro, às 18h30, na sede da Aliança Francesa, na Ladeira da Barra.
Para o escritor que entre 2011 e 2015 acompanhou e descreveu os preparativos do evento para o Comitê Olímpico Internacional (COI),a cidade do Rio de Janeiro se tornou sede justamente por causa das suas deficiências urbanas, mas recebeu investimentos importantes na mobilidade, segurança, saúde e educação, tendo realizado uma das maiores transformações urbanas de sua história.
No entanto, ao considerar como positivos os projetos alavancados, Fontaine reconhece as ações que efetivamente não foram consolidadas e demostra preocupação com o futuro desse legado. “Tudo começou bem há sete anos, mas em 2012, a crise política e econômica destruiu todas as certezas em um futuro que todos viam cor de rosa. O que ficará então depois dos Jogos em agosto 2016 como legado para a cidade e seus moradores?”, questiona o escritor.
 O QUÊ: Lançamento do livro: “Rio de Janeiro e os Jogos olímpicos, uma cidade reinventada” em presença do autor e jornalista Jean-Jacques Fontaine (bilíngue) com bate-papo
 QUANDO: 16 de setembro às 18h30
 ONDE: Aliança Francesa de Salvador, Ladeira da Barra, 401.
 ABERTO ao público.