Exposição “Charlotte – Mares e Amores” de 21/09 a 22/10

EXPOSIÇÃO
Charlotte – Mares e Amores
Aliança Francesa mostra pinturas e desenhos de Charlotte Lisboa
cartaz_a4_sem_cortes
Da menina meiga e garota carinhosa à jovem serena e a mulher sensual, num instante contemplativo ou numa cena erótica discreta, mas cheia de emoção. A figura feminina captada em momentos de pura introspecção e autenticidade compõe a obra de Charlotte Lisboa, uma baiana que se voltou para o mundo e se encontrou no universo artístico através da pintura em óleo sobre tela e do desenho em grafite e carvão.
A Aliança Francesa de Salvador se prepara para mostrar seus trabalhos, de 20 de setembro a 22 de outubro, na exposição “Charlotte – Mares e Amores”, que vai reunir algumas das suas belas paisagens marinhas, caracterizadas por uma pintura de estilo impressionista com cenas de ondas grandes, fortes e espumantes, carregadas de movimento e luminosidade e desenho em grafite e carvão.
Charlotte Lisboa fala sobre sua próxima exposição:

“Charlotte em mares e amores, ao ser questionada o que me inspira para um tema sobre mares e amores eu espontaneamente pensei na musica de Tom Jobim. Ele diz que é impossível ser feliz sozinho e o resto é mar é tudo que eu não sei contar… mas sei pintar e me expressar e espero que com meu trabalho eu consiga transmitir toda beleza, liberdade, vida e bem estar que tanto os mares assim como os amores nos trazem, sejam eles calmos ou intensos, com ou sem definição, eles nos tornam mais felizes, tranquilos e satisfeitos com a vida em geral. Afinal de contas não há nada melhor do que um amor à beira mar.”

Charlotte Lisboa

Charlotte vive nos Estados Unidos desde adolescente, onde hoje tem seu Atelier e Galeria de Arte na Florida. Ela se formou na Universidade de Miami com um bacharelado em Artes e um mestrado em Saúde Publica seguindo os princípios de seu pai o cientista Elsimar Coutinho, especialista em reprodução humana. Depois de passar uma temporada em Paris, estudando a Historia da Arte e os importantes museus como o do Louvre e D’Orsay, Charlotte descobriu o seu amor incontestável pela Arte e seguiu sua carreira acadêmica como artista plástica.

Quando criança, ainda em Salvador, Charlotte ganhou, de sua mãe, uma parede branca para rabiscar, desenhar e colocar cor, e foi aí no cotidiano de casa onde registrou sua predisposição pela arte. Já crescida, quando se deu conta de sua vocação, cursou desenho acadêmico e pintura na Art Florida Academy em Miami. A artista exercitou-se nas técnicas inspirada nas obras de grandes mestres, como Velazquez, Degas, Sorolla, Sargeant e Klimt, ganhando segurança, percepção e noções de perspectiva e espaço.

Como Ed Carlos Alves de Santana, artista plástico da EBA/UFBA descreve: “Charlotte desenha, pinta e reflete sobre a beleza feminina em constante transformação; a mulher criança, a mulher adolescente, a mulher jovem, a mulher que sonha de olhos abertos, ou simplesmente pinta a mulher como puro pretexto ao exercício plástico do belo”. O impressionismo, o realismo, o figurativismo e o abstracionismo se fazem presentes neste acervo, que foi exposto ano passado no Palacete das Artes, em sua primeira exposição no Brasil.

A artista baiana, que atualmente reside na Flórida e já expôs em Miami, New York, Itália, Portugal e Paris, tem sido muito elogiada pelo público e pela crítica. A abertura da exposição “Charlotte – Mares e Amores” acontece no dia 20 de setembro, às 19h, na Aliança Francesa, na Ladeira da Barra, 401.

O coquetel será realizado com o apoio do Hotel Portaló

marca PortaloHotel

 O QUÊ: Charlotte – Mares e Amores
 QUANDO: de 21 de setembro a 22 de outubro de 2016
 ONDE: Galeria da Aliança Francesa de Salvador, Ladeira da Barra, 401.
 VISITAÇÃO: Segunda à Sábado 8h às 21h
 ENTRADA: Franca