Une Passion dans le désert – 05 de agosto- Teatro Molière

cartaz-teatro_SEM BORDAS
 

“Uma Paixão no Deserto” entra em cartaz no Teatro Molière

Montagem inspirada no conto de Honoré de Balzac fala de amor e de solidão.
A Aliança Francesa de Salvador se prepara para receber no Teatro Molière, no 05 de agosto, a peça Uma Paixão no Deserto, montagem teatral inédita escrita e dirigida por Brigitte Bentolila, em uma adaptação livre do conto de Honoré de Balzac, publicado em 1830 na Revista de Paris.
Interpretada pelo ator Antônio Manso, a peça é um monólogo que fala de viagem e de solidão. Fala da África e do deserto, do silêncio e do retorno às origens, do selvagem, e do animal que está em nós e fora de nós. No centro do conto de Balzac estão um soldado provençal e uma pantera, de quem ele se torna amante e prisioneiro.
A diretora de teatro Brigitte Bentolila é francesa, domiciliada no Rio de Janeiro, diplomada em licenciatura francesa e mestrado de teatro na universidade de Aix en Provence (França). Tem uma experiência profissional de 30 anos tanto como atriz, diretora e professora de teatro. Montou mais de 40 espetáculos profissionais na França, Guadalupe, Brasil e em Angola.
Sobre a peça:
Esse conto foi publicado na Revista de Paris de dezembro de 1830. Adaptação livre de um conto de Honoré de Balzac escrito em 9  movimentos. Trata-se  de um monólogo por essência  uma forma leve, prática e sintética de um espetáculo de teatro.
Esse espetáculo fala de viagem, de solidão. Fala da África e do deserto, do silencio e do retorno às origens, do selvagem, e do animal que esta em nos e fora de nos…Uma paixão então fala de amor, de loucura, de desejo… UMA PANTERA , UMA MULHER , UMA ENERGIA está no centro do conto. A guerra, ser refém, prisioneiro, vitima e carrasco é o soldado provençal. No deserto, no vazio, no eco,
As palavras de ourives, de rendas, das jóias das frases, dos signos, das imagens surgidos no estilo de Balzac. Um rochedo da literatura francesa . O oriente das pinturas e dos contos do seu século  xxix e do nosso que segue o XXI. Uma vida a perder uma morte a ganhar…
 
O que: Une passion dans le désert — Uma paixão no deserto (em Francês sem tradução)
Ator: Antônio Manso
Adaptação da obra para o teatro e direção: Brigitte Bentolila
Quando:  Dia 05 de agosto
Onde: Teatro Molière- Aliança Francesa – Ladeira da Barra
Horário: 20:30
Ingressos: R$ 30,00 inteira / R$ 15,00 meia
Contato: (71) 3336-7599