Pour l’égalité — Palestra de Lilian Thuram

banner site
 
Thuram vem a Salvador e fala contra o racismo
 
Nada indicava que a participação de Lilian Thuram seria decisiva na semifinal da Copa do Mundo de 1998, na França. Nem ele mesmo acreditou quando marcou o segundo gol contra a seleção da Croácia no estádio de St. Denis, garantindo a disputa final contra o Brasil e a conquista do título pela Seleção Francesa de Futebol.
Campeão do mundo em 1998, campeão da Europa em 2000, vice-campeão do mundo em 2006 e detentor de numerosos títulos em clubes, Thuram deteve até 28 de outubro de 2008 o recorde de seleção em equipes francesas, recorde pertencente hoje à Sandrine Soubeyrand, da equipe feminina de futebol.
Em Salvador no próximo dia 16 de junho, Lilian Thuram dará uma palestra excepcional no Teatro Moliére da Aliança Francesa, às 19h30, onde falará da sua luta. Sem procurar dar lições, Thuram descortina os reflexos culturais herdados da história da escravidão e os preconceitos sobre a suposta inferioridade dos negros, para buscar um caminho de mais tolerância e compreensão mútuas. A palestra terá tradução em português e estará aberta ao público.
Lilian Thuram nasceu em 1972 na Ilha de Guadalupe (Caribe), departamento ultramarino francês desde 1946. Quando tinha 8 anos, sua mãe partiu para a França afim de assegurar aos seus quatro filhos um futuro melhor. Um ano depois, toda a família se instala em Bois-Colombes, perto de Paris, e Lilian descobre o racismo. Começa também uma brilhante carreira de jogador de futebol, que além da Copa do Mundo lhe deu a possibilidade midiática de conduzir os combates contra o racismo, contra a homofobia e a favor da educação.
Com a Fundação Lilian Thuram, criada em 2008, percorreu o mundo para defender a tolerância e o respeito e ajudar os afrodescendentes a reencontrar o orgulho de suas origens, destacando que a história da África não começou com a deportação das populações escravizadas. No livro Mes Étoiles Noires (Minhas Estrelas Negras), ainda não publicado no Brasil, Thuram conta a vida de personalidades negras que marcaram a história mundial e contribuíram fortemente para uma tomada de consciência do status humilhante dos negros na sociedade, especialmente na Europa e Estados Unidos.

O que: Pour l’égalité – Para a igualidade, palestra de Lilian Thuram.
Quando:  Dias 16 de junho (quinta)
Onde: Teatro Molière- Aliança Francesa – Ladeira da Barra
Horário: 19:30
Ingressos: Entrada franca, aberto ao publico
Contato: (71) 3336-7599