Teatro para bebês e crianças até 100 anos – 07 e 14/05/16 (sábados), às 16h

sob o ceu
 
Idealizado pela atriz e produtora Mariana Moreno (Baú Produções Artísticas) e pelo Grupo Teca Teatro, formada por Marconi Araponga e Luciana Comin, o espetáculo infantil De sol, de céu e de lua, se vale de estímulos sensoriais, imagens poéticas, música e conteúdo dramatúrgico, para valorizar/estimular a ludicidade das crianças de 0 a 6 anos.
O espetáculo, autoral e pioneiro em Salvador, foi concebido a partir dos poemas que brincam de jogar com as palavras, do brasileiro Manoel de Barros, e das cores fortes, primárias e das formas desconstruídas das telas do espanhol Joan Miró.
Além da vivência como pai e mães, os artistas criadores têm mais de 10 anos de trabalhos feitos para (e com) crianças, experiências relevantes nesta realização, que já cumpriu diversas temporadas em Salvador e em outras cidades do interior do estado, sempre com sucesso.
Dentro do teatro, a ludicidade já começa na chegada! O público-mirim é recebido com música e com o cenário à mostra, criado a partir de cores fortes, primárias… e estimulantes!
Enquanto isso, os adultos recebem as instruções: as crianças menores e que ainda não andam, são convidadas a ficar no palco (acompanhadas de 01 adulto), para vivenciar de perto esta experiência – quase sempre a primeira.
As crianças maiores devem sentar na plateia e aproveitar dali o clima de aconchego que abraça todo o espaço (De sol, de céu e de lua acontece, propositadamente, em teatros de pequeno/médio porte).
Terceiro sinal. De sol, de céu e de lua começa e a mágica acontece. As duas atrizes – Luciana Comin e Mariana Moreno – surgem em cena e misturam-se aos pequeninos no palco, mostrando as brincadeiras de uma “menina-árvore”, encantando bebês, adultos e crianças pela ludicidade, delicadeza e lirismo do espetáculo.
O texto – com participação primorosa em off de Harildo Deda – permeia todas as cenas, mas como os bebês só começam a desenvolver a linguagem após o 1° ano de vida… prioriza-se, no auxílio à narrativa, o trabalho corporal, trilhas, efeitos sonoros e estímulos dos sentidos (elementos de diferentes formas e texturas, tecidos com perfumes, esguichos de água, etc).
Ao fim do espetáculo – que dura em torno de 40 minutos, o tempo exato para não cansar os menores – todos são convidados ao palco, para explorar o cenário (composto por peças com formatos instigantes, produzidas com material leve e seguro para manuseio) e maior interação com as atrizes.
De sol, de céu e de lua, estreou em 01 de outubro de 2011 e desde então fez 76 apresentações e atingiu um público de quase 8000 pessoas.
De sol, de céu e de lua – teatro para bebês e crianças até 100 anos
Apresentações nos dias: 07 e 14 de maio (sábados) sempre às 16h
Teatro Molière – Aliança Francesa da Bahia
Av. 7 de Setembro, 401 Ladeira da Barra
                                                             
Ingressos:
Inteira: R$ 40,00 / Meia: R$ 20,00 (para menores de 18 anos, maiores de 60 anos, artistas cênicos com DRT e membros do Club Pinguinho).
 
Ficha Técnica:
Idealização: Mariana Moreno, Luciana Comin e Marconi Araponga.
Direção Geral e iluminação: Marconi Araponga
Elenco: Luciana Comin e Mariana Moreno
Vozes em Off: Harildo Deda e as crianças Luana Carrera, Gabriela Almeida, Rafael Souza e Zizi Comin
Cenografia: Ateliê Cenográfico Maurício Pedrosa
Trilha: Luciano Salvador Bahia
Preparação Corporal: Thiago Enoque
Assistência de Produção e de Figurino: Karina Allatta
Programação Visual: Daniel Paixão e Mariana Moreno
Operação de som: Martina Pimenta
Supervisão Psicopedagógica – Aline Villafane
Foto: Alê Nohvais
Realização – Grupo Teca Teatro e Baú Produções
Apoio: Teatro Molière, Club Pinguinho, Espaço 10 Academia.
Contatos com: 71 3481-8555 (Teatro Molière/ Teca Teatro) 9 9129-6065 (Produção)