71 3336 7599 (Barra)
71 3014 2507 (Iguatemi)
     

Festa da Francofonia 2016: 21, 28 a 30/03 e 08/04

Para celebrar a Semana da Francofonia 2016, a Aliança Francesa programou uma projeção de filmes francófonos nos dias 28 a 30 de março de 2016, segunda a quarta, (ver programação abaixo), além da presença de Sada Niang (professor de literaturas africanas e caribenhas da Universidade de Victoria, Canadá), que estará presente na Aliança Francesa no dia 29 de março, e na UFBA, em 30 de março.

Para complementar a Semana da Francofonia, a UFBA terá a III Jornada da Francofonia, em 08/04/16.

Além disso, teremos a 2ª edição do Goût de France, comemorado no mundo todo, para festejar a gastronomia francesa.

 

21 de março (segunda): Goût de France

gout de france

Após o sucesso da 1ª edição em 2015, O Ministério francês das Relações Internacionais desejou perpetuar a operação Goût de France: todo ano, no dia 21 de março, a gastronomia francesa e seus valores serão celebrados no mundo todo.

Em Salvador, há três restaurantes participantes (clicar no nome do restaurante para conhecer o seu menu): Casa de Tereza,  Hotel Villa Bahia e La Provence.

 

28 de março (segunda): 

Projeção de filmes na Aliança Francesa (Barra):

1. Fary L’Annesse (curta-metragem), às 18h30 – legendado

21min / 1989/ Comédia / Senegal

Diretor: Mansour Sora Wade

Elenco :  Seynabou Niang, Daouada Lam, Dienaba Diallo

Sinopse: Serigne Ibra, um camponês com uma vida desafogada e com mau feitio, decide um dia casar-se. A sua futura esposa deve ser de uma beleza perfeita e não apresentar nenhuma cicatriz. Mas segundo Serigne Ibra, as mulheres da aldeia não corresponde a estes critérios. Um dia, uma bela jovem de passado misterioso aparece…

2. La petite vendeuse de soleil, às 19h – legendado

44 min / 1998 / Drama /  Senegal, França, Suíça

Diretor: Djibil Diop Mambety

Elenco: Lissa Baléra, Tayerou M’Baye.

Sinopse: Silli é uma menina de doze anos que vai mendigar nas ruas de Dakar. Um bando de meninos vendedores de jornais zombam de sua deficiência. Ela logo decide parar de mendigar e começa também a vender jornais, atividade normalmente reservada aos meninos. No decorrer de suas aventuras por esse ambiente desconhecido, Silli conhece Babou e uma amizade se afirma frente a brutalidade dos pequenos rivais vendedores de jornal.

29 de março (terça): 

1. Projeção da animação (para adultos)  Aya de Yopougon, às 18h30 – legendado – Aliança Francesa (Barra)

aya de yopougon

 

1h24/ 2012 / França

Diretores: Marguerite Abouet, Clément Oubrerie

Com  Aissa Maiga, Tatiana Rojo, Tella Kpomahou

Sinopse: Aya é uma jovem que quer estudar medicina. Mora em Yopougon, uma comunidade pobre perto de Abidjan, a cidade mais rica da Costa do Marfim. Ela e suas amigas gostam de se divertir e dançar. Sonham com amores e com muita riqueza. Como em muitos lugares pequenos, em Yopougon as notícias correm rapidamente, às vezes, gerando conflitos. O desenho reproduz preciosamente a geografia, os costumes e a vida local. Revela aspectos das relações sociais e familiares de um povo que influenciou em muito a cultura brasileira. Baseado nas histórias em quadrinhos dos mesmos autores do filme.

2. Conferência com o prof. Sada Niang sobre o filme, às 20h, Aliança Francesa (Barra).

 

30/03 (quarta):

1. Conferência com o prof. Sada Niang sobre a literatura francófona, no Instituto de Letras, UFBA, às 17h.

2. Projeção do filme Finyé, às 18h30 – legendado – Aliança Francesa (Barra)

finye

 105min / 1982/ Mali

Diretor: Souleymane Cissé

Elenco :  Balla Moussa Keita, Ismaila Sar, Oumou Diarra

Sinopse: Dois adolescentes malineses, Bah e Batrou, oriundos de classes sociais diferentes, encontram-se no liceu. Bah é o descendente de um grande chefe tradicional. O pai de Batrou, governador militar, representa o novo poder. Ambos adolescentes pertencem a uma geração que recusa a ordem estabelecida e põe em questão a sociedade.

logos francof 2016

 

08/04 (sexta): 

III Jornada da francofonia da UFBA – Tendances de l’enseignement et de la recherche en français à Bahia – Instituto de Letras (UFBA)

Na perspectiva de compartilhar as problemáticas e as conclusões de pesquisas conduzidas no campo dos estudos em língua francesa e de valorizar a identidade dos representantes das culturas francófonas no espaço baiano, a nossa comissão tem a honra de lhes convidar a apresentar resultados de pesquisas e atividades ligadas ao ensino da língua francesa em ocasião da III Jornada da Francofonia, a ser realizada na Universidade Federal da Bahia, no dia 08 de abril próximo.

Informação: angelosampaio84@gmail.com / fabricefgalvez@icloud.com

Aliança Francesa de Salvador

Unidade Barra: Av. 7 de Setembro, 401 - Ladeira da Barra
Unidade Iguatemi: Centro Empresarial Iguatemi, Av. Tancredo Neves, 274, Bloco A, 7° andar, Sala 724.