Exposição “Mês da fotografia amadora”, 11/11 a 11/12/15.

cartaz expo foto amadora
 
O advento da imagem digital mudou fundamentalmente a relação com a fotografia. Pela primeira vez, desde a invenção dessa arte, quase todo mundo tem a oportunidade real de produzir imagens facilmente, mesmo que seja com seu smartphone, de fazer vários cliques e de excluí-los ou de fazer com que sejam vistos por meio das redes sociais.
Cria-se, então, uma nova relação com a fotografia, que se dessacraliza, torna-se mais prosaica, sem estética particular. Somos todos, ou quase todos, fotógrafos amadores.
Dentro dessa multiplicidade, sempre existem os amadores da fotografia, aqueles que gostam de admirá-las, e aqueles que procuram profissionalizar suas fotografias, tendendo para uma certa ideia da forma e da imagem.
É para esses amadores que a Aliança Francesa de Salvador desejou abrir as portas, permitindo-lhes o destaque aos olhos do público baiano. Diante da profusão de talentos, a Aliança Francesa decidiu pela votação na internet a escolha de dois entre vinte e dois artistas,  publicando um portfólio sob o tema “paisagens”.
1º prêmio: Rodrigo Lopes sempre expressou interesse pela arte. Graduado em Arquitetura e Urbanismo, desde muito novo admira o mundo da fotografia. Em 2012, com sua primeira câmera DSLR, começou a se aprofundar e se apaixonar ainda mais por esse hobby. Seu trabalho é voltado para a fotografia documental e a natureza, onde busca cores e contrastes.
“Nas mãos, tenho o poder de registrar momentos inesquecíveis, e compartilhar o meu olhar com as outras pessoas, é incrível.”
 2º prêmio: Jeilson Barreto Andrade é natural de Amargosa – BA e mora em Salvador há 11 anos. Graduou-se em Matemática, possui o título de Mestre em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade e trabalha atualmente na Universidade Federal da Bahia. Para esta seleção de fotos amadoras, decidiu privilegiar paisagens baianas: Amargosa, sua cidade natal, e municípios circunvizinhos; Salvador, onde reside, e a Chapada Diamantina, região que tem visitado com frequência nos últimos anos.
Amante da fotografia sob todas as suas formas, a Aliança Francesa tem o prazer de apadrinhar esta iniciativa e oferecer aos olhos do público as obras  de Maurício Abreu, que  apresenta a sua terceira exposição: Entre Céu e Terra.