Palestra com Annick Cojean, 12/11/ 2015 (quinta), às 19h

cartaz_mulheres_conflitos sem curvas
 
Repórter investigativa no jornal Le Monde, Annick Cojean preside desde 2010 o júri do Prêmio Albert Londres, que ela conquistou em 1996, por uma série de reportagens sobre os 50 anos da Shoah.
Uma das referências da imprensa francesa, também é autora de vários livros (La folle histoire des radios libres [A Fabulosa história das rádios livres] escrito com Frank Eskenazi, e Retour sur images [Retorno sobre imagens]).
Após seu último livro (Les Proies, dans le harem de Kadhafi, Grasset 2012, traduzido em português sob o título Harém de Kadafi), escreveu vários artigos sobre o estupro de mulheres como arma de guerra, na Síria em particular.
Annick Cojean também é diretora e apresentadora do programa Empreintes et Duels [Rastros e Duelos] no canal France 5.   Seu último livro foi “O Harém de Kadafi”,  também publicado no Brasil, em 2012.
 
 Livro: Harém de Kadafi
harem de kadafi

Um relato chocante do reino de terror de Muamar Kadafi e uma análise sensível do destino das mulheres vítimas desse sistema. Soraya tinha apenas quinze anos quando Muamar Kadafi foi visitar a escola onde ela estudava.

No momento em que ela lhe estendeu um buquê de flores, ele colocou a mão na cabeça da menina e acariciou seus cabelos. Era o gesto secreto que sinalizava a seus guarda-costas que ele a havia escolhido.