Exposição “A Máscara Oculta”, Kristof Degrauwe, 21/05/15 a 19/06/15

AMO_cartazA Aliança Francesa de Salvador apresenta de 21 de maio até 19 de junho a exposição do fotógrafo belga Kristof Degrauwe.
“A Máscara Oculta – The Hidden Mask” é uma mostra de 29 fotografias (40×50 cm), tiradas entre 1999 e 2000 em Lubumbashi (República Democrática do Congo). Esquecidas e escondidas no depósito do museu etnográfico da cidade, essas máscaras foram encontradas por Kristof Degrauwe. Elas foram interpretadas pelo olhar do fotógrafo de uma forma muito intuitiva, a partir da própria máscara, ignorando o seu significado exato.
O olhar do artista
Quando vi pela primeira vez essas máscaras no Museu Nacional de Lubumbashi, soube imediatamente que mais cedo ou mais tarde iria fazer algo com elas. Ao começar a trabalhar lá, não sabia muito sobre o significado preciso delas, mas o conservador me revelou suas origens. Não pedi muitas informações porque queria utilizar minha intuição nesse trabalho”, comenta o fotógrafo.
Degrauwe mergulhou em uma longa jornada, que durou um ano, nesse mundo de magia e mistério da psicologia africana. “Realmente não imagino as máscaras como objetos etnológicos, mas como ‘intermediários’ para um mundo que vai além da nossa abordagem analítica ocidental. Por vezes, me surpreendi sobre aquela criatura que apareceu de repente na frente de minha câmera, algo entre o humano e o animal, algo fantasmagórico ou vindo do espaço sideral! Usando a linguagem da fotografia contemporânea, tive o privilégio de desvendar esse tesouro escondido, de um museu esquecido no extremo Sul do Congo“.
Trajetória
Kristof Degrauwe é um nômade moderno de nacionalidade belga, que trabalha também no âmbito diplomático. Viveu no Cairo, Kuwait, Lubumbashi (República Democrática do Congo), Lagos e Abuja. Depois de duas séries fotográficas, em preto e branco,  sobre o deserto Arábico, ele se concentrou nas máscaras do museu de Lubumbashi. Ele já expôs em vários países, incluindo a Bélgica, Kuwait, República Democrática do Congo e Nigéria. Kristof é também músico (Daguerro) e professor de Kundalini Yoga (Sat Darshan Singh).
Exposição:  “A Máscara Oculta – The Hidden Mask” de Kristof Degrauwe
Período: de 21 de maio a 19 de junho 2015
Visitação: 2ª a sábado, das 9h às 21h