Clube de Cinema Francês – Gratuito!

O Clube de Cinema Francês acontecerá às 5ª feiras, das 14h às 16h30, nas seguintes datas: 06/11, 13/11, 27/11 e 11/12/14.
Após a projeção do filme, teremos um debate mediado por um professor da Aliança Francesa.
Dia: 11/12

Filme: Os incompreendidos
Gênero: Drama
Duração: 100 min.
Sinopse: Antoine Doinel (Jean-Pierre Léaud) é o filho negligenciado de Gilberte Doinel (Claire Maurier), que parece ter tempo para tudo menos o bem-estar da criança. Julien Doinel (Albert Rémy) não é o pai biológico, mas cria o menino como se fosse seu filho. Gilberte está tendo um caso e não se surpreende quando, por acaso, Julien fica sabendo que Antoine não está indo à aula, pois ela sabia que na hora do colégio o filho a tinha visto com seu amante. A situação se agrava quando Antoine, para justificar sua ausência no colégio, “mata” a mãe. Quando seus pais aparecem na escola, a verdade é descoberta e Julien o esbofeteia na frente de seus colegas. Após isto ele foge de casa e arruma um lugar para dormir. Paralelamente seus pais culpam um ao outro pelo comportamento dele, após lerem a carta na qual ele se despede. No outro dia Antoine vai à escola normalmente. Lá sua mãe o encontra e se mostra preocupada por ele ter passado a noite em uma gráfica. Ela alegremente o aceita de volta, mas os problemas não acabam. Antoine se desentende com um professor, que o acusa de plagiar Balzac. Como ele odeia a escola, sai de casa de novo e para viver é obrigado a fazer pequenos roubos. Fonte: Adorocinema.com
 
Dia: 27/11

Filme: Pickpocket (1959)
Gênero: Drama
Duração: 75min.
Sinopse: O personagem principal é Michel (Martin LaSalle), um jovem que começa a bater carteiras por prazer e pela emoção do roubo, e isso vira uma compulsão. Ele é preso, percebe o choque que isso causa em sua mãe e em seus amigos e reflete sobre seus atos. Porém, depois de solto, ele se junta a um ladrão veterano e volta ao crime. Sua consciência pesa, bem como a memória de sua mãe. Também a presença de Jeanne (Marika Green), uma jovem por quem se apaixona, lhe faz pensar em deixar o crime, o que acontece de forma irônica. O filme contou com um batedor de carteiras como consultor. A frieza do tratamento, o rigor e a economia dos efeitos psicológicos faz deste filme um grande clássico da escola Bresson. Inspiradoem Crime e Castigo, de Dostoievski.Fonte: Interfilmes
 
 

Dia: 13/11
Filme: Les beaux gosses (2009)
Gênero: Comédia
Duração: 90min
Sinopse: Hervé é um típico adolescente de 14 anos que vive obcecado pelo sexo oposto. Até que um dia, sem saber como, cai nas boas de Aurore, uma das raparigas mais bonitas da turma. Como conseguirá Hervé dominar as suas emoções?

 

Dia: 06/11
Filme: Os nomes do amor
Gênero: Comédia
Duração: 99min
Sinopse: A extrovertida Bahia Benmahmoud (Sara Forestier), uma ativista de esquerda, vive de acordo com o clássico ditado “Faça amor, não faça guerra”. Para conseguir converter as pessoas, ela está disposta a dormir com seus adversários políticos – o que significa dormir com muitos homens, já que são todos conservadores. Quando conhece o discreto quarentão Arthur Martin (Jacques Gamblin), ela acredita que, com um nome tão comum, está fadado a ser uma pessoa verdadeiramente conservadora e, portanto, realmente difícil de ser convertido aos seus ideais liberais. No entanto, as aparências enganam e as pessoas nem sempre são o que parecem ser.