Seminário Políticas para Diversidade Cultura – 26 e 27 de maio de 2014

 

Nos dias 26 e 27 de maio, pesquisadores renomados do cenário internacional da cultura participam do III Seminário Políticas para Diversidade Cultural, que acontece gratuitamente na Aliança Francesa, em Salvador. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site. As vagas são limitadas.
O evento tem como objetivo discutir questões ligadas à diversidade, especialmente aquelas relacionados às políticas públicas e à implementação da Convenção da Unesco para Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais.
A programação conta com importantes nomes do cenário de políticas culturais, como o estudioso norte-americano George Yúdice (University of Miami), cuja obra “A conveniência da cultura” é referência constante para quem estuda o assunto. Yúdice se dedica atualmente à pesquisa sobre economia e indústrias criativas e vai conduzir a conferência de encerramento do seminário, “Usos da cultura na era global”, no dia 27, às 17h.
Outro destaque é o professor Luis Albornóz (UC3M), que vai discorrer sobre os desafios metodológicos de pesquisar a diversidade cultural. Albornoz é um importante autor na área da comunicação e do audiovisual e, atualmente, vem se dedicando ao estudo da diversidade cultural no meio audiovisual, identificando boas práticas e indicadores.
A presidente da Agenda 21 para a cultura, Catherine Cullen, que pela primeira vez visita o Brasil, também marca presença no evento. A Agenda 21 da cultura, aprovada em 2004, em Barcelona, pela Organização Mundial Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), é o primeiro documento com vocação mundial que estabelece compromissos com cidades e governos locais para o desenvolvimento da cultura. A instituição está preparando uma nova Agenda para a cultura e no seminário será apresentado, pela primeira vez, o rascunho deste novo documento.
Além destes, a programação de palestras traz ainda nomes como Anupama Sekhar (ASEF / Singapura), César Bolaño (UFS), Cecilia Londres (CCPC/ IPHAN) e Márcia Sant´Anna (UFBA), e conta com a apresentação de mais de 60 trabalhos de pesquisadores brasileiros.
Minicursos
O encontro conta ainda com os minicursos “Pesquisar a diversidade cultural: desafios metodológicos”, ministrado por Luis Albornoz (UC3M), e “A Convenção da Unesco na atualidade”, com Giselle Dupin (Minc). As atividades acontecem nos dias 26 e 27 de maio de 2014, das 9h às 11h.
As inscrições para os minicursos são gratuitas e se encerram no dia 18 de maio de 2014. Os interessados podem se inscrever no site do evento.
O III Seminário Políticas para Diversidade Cultural é organizado pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura/UFBA), Observatório da Diversidade Cultural (ODC) e a Rede U40 Brasil. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mailpoliticasparadiversidade@gmail.com.