Festival Varilux de Cinema Francês – de 9 a 16 de abril de 2014


Na programação nacional, estão o lançamento nacional do filme “Yves Saint Laurent”, de Jalil Lespert, estreia do longa “Uma Viagem Extraordinária”, do diretor de “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, Jean-Pierre Jeunet. O evento chega a 45 cidades (70 cinemas) com estimativa de 100 mil espectadores. De 9 a 16 de abril, o festival exibirá o melhor da cinematografia francesa recente, uma seleção de 16 filmes, com os mais variados gêneros e os mais destacados diretores e atores do momento.
Na programação estão os longas “Eu, Mamãe e os Meninos”, de Guillaume Gallienne, verdadeiro “fenômeno” do ano 2013 na França e na recente cerimônia do “Cesar” (o “Oscar” francês) com cinco prêmios, dentre eles melhor filme e melhor ator; “Yves Saint Laurent”, de Jalil Lespert, biopic do mais famoso estilista francês; “Uma Viagem Extraordinária”, do diretor de “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, Jean-Pierre Jeunet; a comédia “Uma Juíza sem Juízo”, de Albert Dupontel (Cesar da melhor Atriz para Sandrine Kiberlain), com mais de dois milhões de espectadores na França; e “O Passado”, do diretor iraniano Asghar Farhadi (ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2012 com “A Separação”).
Em Salvador, o Festival Varilux será exibido naSala de ArtedoMuseu e noEspaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha. Veja a programação.

Com patrocínio da Essilor/Varilux – multinacional francesa fabricante exclusivo das lentes multifocais Varilux® e do antirreflexo Crizal® – o Festival Varilux se consolilda como o primeiro festivalde cinema com abrangência nacional. “Sabemos o quanto incentivar a cultura é importante para a sociedade, e no decorrer destes 11 anos vamos mais longe ao, junto com a Bonfilm, levamos este evento muito além dos grandes centros e capitais”, diz Mauricio Confar, Diretor de Marketing da empresa.
Para o diretor da Bonfilm e do Festival, Christian Boudier, o sucesso do Festival é mais uma prova de que o público brasileiro gosta muito e confia no cinema francês. “Ao longo dos anos, o Festival Varilux se tornou um dos maiores eventos de cinema a nível nacional. Esse feito só é possível graças ao crescente interesse do público pela cinematografia francesa. Nesta edição, não será diferente”, acredita.
Sobre a Essilor/Varilux
A multinacional francesa Essilor/Varilux, que está presente desde a primeira edição do Festival Varilux de Cinema Francês há 11 anos, sabe o quanto incentivar a cultura é importante para a sociedade. Acreditando nisso, a empresa investe em diversas ações culturais, como por exemplo no Panorama de Cinema Francês, o My French Film Festival, que exibe longas e curtas-metragens franceses online e gratuitamente, e o Ópera na Tela, que exibiu filmes de ópera a preços populares. Em 2012, a Essilor patrocinou e apoiou a Conferência de Abertura da Festa Literária de Paraty (Flip), que homenageava o poeta Carlos Drummond de Andrade.
PARCEIROS DO FESTIVAL
Patrocínio
Essilor-Varilux
GVT
Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro
Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura
Copatrocínio
Embaixada da França
Air France
Delegação Geral das Alianças Francesas do Brasil
L´Oréal
RioFilme
Sofitel
Apoio
Adorocinema
Citroën
Etc Filmes
Folha de SP
Renaissance
Apoio Cultural
Câmara de Comércio França Brasil
Cinespaço
Helibras
Espaços Itaú de Cinema
Kinoplex
Unifrance
Promoção
Le Monde Diplomatique
Carta Capital
Fnac
Guia da Semana
Mica
Piauí
Telecine
Produção
Bonfilm