Pierre Verger, uma ponte sobre o Atlântico

Pierre Verger, uma ponte sobre o Atlântico

Um olhar sobre as culturas afro-americanas do Suriname, das Antilhas e do Brasil

Esta exposição, quer adocicar o reencontro do historiador francêsDavid Redon com aFundaçãoPierre Verger, foi inaugurada em abril de 2009 em Cayenne, depois seguiuem turnê para Kouroue Saint-laurent (Guiana francesa), Paramaribo (Suriname), Belém, Fort de France, Paris, Alès e La Rochelle (2012). Diversos eventos foram organizados paralelamente. Essa exposição retorna à Salvador para a semana da consciência negra, na galeriaPierre Verger, no Pelourinho, e na Aliança francesa, na Vitória.
Em destaque as imagens, na maioria, inéditas, realizadas porPierre Vergerno Suriname em 1948, essa exposição permite ao visitante entrar em contato com uma temática chave de ouro da obra dePierre Verger: as Américas negras. Mesmo que pouco conhecidas as fotografias tiradas no Suriname por Verger ilustram perfeitamente o trabalho realizado sobre as questões afro-americanas, é descobrir o coração das Américas negras, no centro de um triângulo constitui da África,  da América do Sul (Suriname e Brasil) e das Antilhas. Realizadas pouco depois da chegada de Verger à Salvador, e num momento onde ele projetava retornar à África, as 34 imagens do Suriname presentes nesta exposição (cerca de 250 existentes) mostra a atração habitual de Verger sobre o cotidiano do homem, as culturas negras e os aspectos religiosos deles. Essas fotografias do Suriname estarão na galeria Pierre Verger. Na Aliança francesa, a exposição está composta por 40 imagens tiradas sobre o novo continente (Brasil e Antilhas) e, portanto sobre a temática afro-americana, essas fotos são associadas às imagens do continente africano. Algumas comparações ilustram o fluxo e refluxo sobre o que tanto escrevem sobre Verger.
Um catálogo retoma junto as imagens da exposição que foi editada, a obra repõe brevementePierre Verger ea históriados Marrons do Suriname dentro do seu contexto, com um notável prefácio da antropologia americana de Richard Price, especialista das questões afro-guianesas.
Cronologia dos eventos
De 22 de abril a 31 de maio de 2009: Exposição à Prefeitura de Cayenne – Cayenne – Guiana Francesa
De5 a31 de junho de 2009: Exposição no Campo de Transporte, Saint-Laurent de Maroni
28 de junho de 2009: Sessão de contos criolos e africanos extraídos da obra dePierre Verger com  Franck Comperr (Krakémanto) e Papa Gé (Mama Bobi, alunos dePierre Verger)
De12 a23 de julho de 2009: Projeções da obra de Verger sobre os rios Lawa, Tapanahoni e Maroni, fronteira Suriname/Guyane, população “Marrons”
De9 a31 de outubro de 2009: Exposiçãoem Paramaribo – Suriname
11 de outubro de 2009: Mesa redonda sobre religiões afro-brasileiras e o candomblé, com a presença de Dona Cici (Fundação Pierre Verger, filha de santo) e universidades do Suriname
31 de outubro de 2009: Sessão de projeções de filmes autorais da obra dePierre Verger
De 3 de dezembro a 31 janeiro de 2009: Exposição noMuseu de Artede Belém
4 de dezembro de 2009: Mesa redonda sobre a temática “Pierre Vergerna Amazônia debate” no auditório do Convento dos Mercedários, com a presença do professor Aldrin Moura de Figueiredo, de Taissa Tavernard Luca, doutor em história sobre as culturas afro-brasileiras de de Belém e de Bàbá Edson Catendê e de David Redon.
2010: Exposição na Martinique
2011: Exposiçãoem Paris et Alès
2012: Exposição em La Rochelle
21 de Novembro 2013 – 23 de Fevereiro de 2014: GaleriePierre Verger– Aliança francesa,Salvador, Bahia
SERVIÇO:
21 de Novembro 2013 – 23 de Fevereiro de 2014
Fundação Pierre VergerGaleria – endereço: Portal da Misericórdia, nº 9, Loja1 – CentroHistórico. Visitação: 2ª a sab, das 08h às 19h e domingo, das 08h às 12h.
Galeria Aliança francesa – endereço: Av. Sete de Setembro, nº 401 – Ladeira da Barra. Visitação: 2ª a sab, das 08h às 21h e domingo, das 15h às 20h.
Entrada franca