Ficção (FIAC)


Cia. Hiato – São Paulo | Teatro |
Teatro Molière (Aliança Francesa) | 23/09 e 24/09, às 20h, e 25/09, às 19h |
A partir de relatos biográficos dos atores, o projeto questiona a necessidade de ficção e nossa impossibilidade de abandoná-la. São expostos depoimentos pessoais, centrados em relações familiares, que se instalam em um espaço ficcional – ideias de “intimidade” e “documento” associadas a um pensamento dramatúrgico em partes independentes. Serão apresentados dois monólogos distintos (dias 23 e 24) e todos os quatro (dia 25).
A Cia. Hiato nasceu em 2008, a partir da criação do espetáculo Cachorro Morto, diversas vezes premiado e que projetou o nome de Leonardo Moreira como um dos novos autores de destaque da cena paulista. Em 2009, a companhia montou o espetáculo Escuro e, em 2011, O JardimFicção estreou em 2012, originalmente composto por seis monólogos.
SOBRE O FIAC

Em 2013, o Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC) chega à sua sexta edição, com uma programação que integra mostra artística (23 montagens em 15 espaços de Salvador) e atividades formativas (seis oficinas e ações de mediação cultural) a fim de promover um diálogo permanente sobre as artes cênicas na cidade. Neste ano, obras da Bélgica, Alemanha, Espanha e Argentina inéditas na Bahia ocupam teatros, centros de cultura e espaços públicos ao lado de trabalhos que vêm de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Tocantins e Paraná e, claro, montagens baianas.
Criado em 2008, o FIAC nasceu com o propósito de reunir e apresentar, anualmente, um recorte da produção contemporânea do Brasil e do mundo, proporcionando ao público baiano uma oportunidade de contato com diversos olhares, formas e discursos artísticos. Ao mesmo tempo, na perspectiva de incentivar o diálogo, o FIACsempre buscou e alcançou, em sua programação, a integração de produções locais.
Além da mostra principal, com espetáculos internacionais, nacionais e locais, o FIAC desenvolve atividades paralelas, realizando uma programação com oficinas, palestras, debates e ações de formação de plateia, dentre outras, sempre com objetivo de fomentar um ambiente de encontros, intercâmbios e oportunidades.
Sendo um projeto independente, realizado por um grupo de profissionais atuantes no meio cultural, o Festival vem sendo viabilizado através de composições de apoios de empresas, instituições, fundos e leis de incentivo, que se configuram de acordo com as possibilidades de cada ano e têm permitido manter a sua continuidade e regularidade desde o começo.