Coração Desolado

Foto Maira Lins
 

Espetáculo “Coração Desolado” em nova temporada

De 10 a 15 de setembro, no Teatro Molière.

O espetáculo de dança, “Coração Desolado”, que estreou em curta temporada no mês de agosto, volta à cena entre os dias 10 e 15 de setembro, às 20h, no Teatro Molière, da Aliança Francesa de Salvador, na Ladeira da Barra. A montagem envolve seis dançarinos que usam corpos, objetos e arte como suporte.
Com inspiração no desolamento dos poemas de T. S. Eliot, da década de 40, ”Coração Desolado” é ao mesmo tempo inovador e ousado. É um espetáculo tocante e que pulsa, onde cores e movimentos mexem com o coração das pessoas, causando varias sensações e surpresa ao público que já assistiu ao espetáculo. Mesmo sem diálogos, arrebatou profundos sentimentos, através de corpos, objetos, cores, músicas, luzes e muito coração, em uma mistura harmoniosa e preciosa com a poesia.
“Coração Desolado” revela uma energia criativa de qualidade, resultado do trabalho cuidadoso e apurado do diretor Osvaldo Rosa, que após a estréia nos dias 21 e 22 de agosto, no Teatro Martin Gonçalves, destacou que nenhum diretor faz um espetáculo sozinho. “É preciso estar aberto para delegar e receber a equipe ideal, e hoje estou total e absolutamente satisfeito com o resultado deste trabalho e com todos que permearam Coração Desolado”, declara o diretor. “Tenho a sensação de dever cumprido e também a sensação de que é doloroso, mas ao mesmo tempo a duração do espetáculo não deixa essa dor se instalar, porque vem o lado doce que alivia tudo, vem a esperança, e a presença da rosa em cena, aquela rosa que temos em casa, às vezes careta, nos traz a ideia da maturidade, da plenitude e do quanto é importante chegar a esta condição de vida”, garante Osvaldo.
Para a bailarina Thais Bandeira, a equipe ficou muito satisfeita com a estréia do espetáculo e a recepção do público. Para Thais, foi usada muita criatividade na concepção do espetáculo, além de dedicação, responsabilidade e muita adrenalina, que cumpriu seu objetivo maior, o de se comunicar com as pessoas.
E para Solon Diego, o figurino tinha uma função a mais do quer vestir, tinha que adornar a cena, ser uma unidade de comunicação e com suas referencias como figurinista, ele conseguiu trazer este desolamento fragmentado para o palco. Segundo Solon, foi usado também como referência um erotismo disfarçado, que é a cor, que é carne, que é vermelho. Com recortes acentuados, Diego usou uma roupa que veste e ao mesmo tempo se desloca do comum e fala com o coletivo.
O espetáculo
“Coração Desolado” foi contemplado pelo Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Viana 2012. A montagem reúne efeitos de vozes, ritmo físico, exploração de objetos e uma luz especial, para atingir sua função dramática, com uma grande qualidade musical que remete à lembranças e identificações pessoais, focadas na natureza da poesia
No elenco, os dançarinos: Camila Correia, Francisco Vilares, Jorge D´Santos, Luiza Bocca, Martina Pimenta e Thais Bandeira. A equipe artística é formada por Osvaldo Rosa (Direção e Cenário), Clênio Magalhães (Assistente de Direção), Saulo Barreto (Direção Musical), Pedro Benevides (Iluminação) e Diego Solon (Figurino).
 
Serviço:
DATA: 10 a 15 de setembro (de terça a domingo)
LOCAL: Teatro Molière, Aliança Francesa de Salvador – Ladeira da Barra
HORA: 20h
INGRESSO: R$20,00 (inteira) / R$ 10,00 (meia)