O Sapato do Meu Tio (FILTE)


Um olhar sensível e bem-humorado sobre a convivência entre dois artistas nos bastidores dos espetáculos que apresentam em diversas cidades. O mais velho deles, o Tio, começa a ensinar sua arte para o sobrinho, revelando uma relação de poucas palavras, mas cheia de respeito, humor e, sobretudo, poesia. Esse é o mote central da peça O Sapato do Meu Tio, que traz os atores/autores Alexandre Luis Casali e Lúcio Tranchesi sob a direção de João Lima.
A Companhia de Teatro “Cia do Meu Tio”, teve início após a realização do espetáculo O SAPATO DO MEU TIO. Formada pelos atores Lúcio Tranchesi, Alexandre Luís Casali e a produtora cultural Selma Santos.
A ideia nasceu a partir do sucesso do espetáculo e da vontade dos integrantes em manter um trabalho de pesquisa da linguagem corporal.
Lucio Tranchesi e Alexandre Luis Casali tornaram-se parceiros por sugestão de seus mestres e, irmãos do ator e diretor João Lima num retiro para o estudo do clown – O CLOWN E O SENTIDO CÔMICO – INTRODUÇÃO À UTILIZAÇÃO CÔMICA DO CORPO – curso realizado pelo LUME – Núcleo interdisciplinar de pesquisas teatrais, da UNICAMP, ministrado por Carlos Alberto Simioni e Ricardo Pucetti, em 1999.
Depois de 6 anos de sucesso de público e critica dentro e fora do Brasil, passando pelo Palco Giratório por 70 cidades de norte a sul do pais, (foram aproximadamente 180 mil expectadores), o espetáculo retornou a cartaz no Teatro Molière a convite da Aliança Francesa da Bahia para 04 apresentações dentro das comemorações do mês do Teatro agora em 2013, representou a Bahia no XI SESC FESTCLOW em Brasília nos dias  09 e 10 de Maio, e representou a Bahia no Festival Cena Brasil Internacional de 06 a 09 de Junho de 2013 no Rio de Janeiro.
Sobre o FILTE (Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia)

O Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia – FILTEBAHIA – visa desenvolver uma interação entre o teatro baiano e produções nacionais e internacionais de relevância no âmbito das artes cênicas, sem pretensões de privilegiar uma linha estética, mas possibilitando uma mostra de diversidades estético-conceituais, construindo assim um panorama artístico contemporâneo, primando sobretudo pelos trabalhos e as produções em grupos de ações continuadas.
As produções latino-americanas cobram importância central dentro da produção do evento e sua curadoria, apresentando um leque de informações sobre as realizações do nosso continente.
O FILTEBAHIA não se limita apenas a uma mostra de espetáculos como objetos resultantes de um processo, mas promove a cada ano, na sua programação, colóquios internacionais, lançamentos de livros, cursos e demonstrações de trabalho. O FILTEBAHIA possui duas coleções latino-americanas, uma direcionada à dramaturgia e a outra à teoria teatral além da edição da revista boca de cena.
Organizado pelo Oco Teatro Laboratório, com a produção e realização da Carranca produções artísticas e Aude produções, conta com o apoio financeiro do Fundo de Cultura através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e patrocínio da Caixa Econômica Federal.
SERVIÇO
cia do meu tio
local. teatro moliére – aliança francesa
data e horário. 31.08, 01.09 e 02.09 / 16:00
duração. 105 minutos
faixa etária. todas as idades
(crianças a partir de 5 anos)