Festival da Canção Francesa

Quinta, 22 de agosto, às 20h, seis candidatos interpretam canções francesas na final regional da 3ª edição do Festival da Canção Francesa no Teatro Molière – Aliança Francesa

 

O Festival da Canção Francesa é um concurso de interpretação musical e pronúncia da língua francesa, realizado pela Aliança Francesa de Salvador há 3 anos, consiste em 2 etapas, uma Regional, que é classificatória e a final nacional com a presença de participantes do Brasil inteiro.

Na primeira edição, tivemos Gilson Couto, como o representante do Nordeste na grande final, conquistando o segundo lugar e ano passado quem representou foi Maria Soledad (Sol).

Como em todas as edições, o Festival da Canção Francesa sempre escolhe um tema, o desse ano é “O Melhor da Música Francesa”, os candidatos puderam escolher entre 100 canções aquela que desejaria defender. Após a fase de seleção, estarão presentes músicas consagradas como, “Je serai là”, “J’eau à la bouche”, “La liste-rose”, “Mon amie la rose”, “Les passants” e “Ma philosophie”. Para interpretar estas canções teremos a participação de 06 candidatos à representante regional: Aimê El-Bachá, Alice Mazur, Luedji Gomes, Malaika Braga, Renata de Liro e Scheila Rosa. As apresentações musicais acontece no dia 22 de agosto, às 20h, no Teatro Molière. Com entrada gratuita, todos estão convidados para participar.

A escolha da música que representará o Nordeste, na grande final do Festival da Canção Francesa, em outubro de 2013 em São Paulo, será decidida pelos votos de um júri especializado com a participação dos músicos Carla Visi, Ivan Huol e Ana Paula Alburquerque que ficarão responsáveis pela avaliação dos quesitos ligados à afinação, ritmo, interpretação e ainda contamos com a participação da professora de francês Nathalie Le Bouler e do diretor da Aliança Francesa de Salvador, Bruno Peyrefitte que farão a avaliação da pronúncia da língua francesa. Além da nota deste juri, teremos também o voto do público que ajudará na escolha do nosso representante neste ano.

O Festival da Canção Francesa oferece uma série de prêmios, como bolsas de estudos e o grande prêmio final é uma viagem para Paris.

Além das apresentações das canções dos candidatos selecionados, teremos apresentações musicais de Carla Visi, Hervé Jacoby e Bira Marques além de Cristina d’Ávila.

  

SERVIÇO

 22 de agosto

Às 20h

Teatro Molière – Aliança Francesa

(Av. Sete de Setembro, nº 401 – Ladeira da Barra)

Entrada franca (com distribuição de senhas a partir das 19h. Sujeito à lotação. Poucos lugares disponíveis)

Informações: 3336-7599