Circuito das Artes

CIRCUITO DAS ARTES MOSTRA OBRAS DE 60 ARTISTAS

BAIANOS, DISTRIBUÍDOS EM SETE ESPAÇOS DE SALVADOR

 

  • Em sua sexta edição, projeto acontece de 6 a 21 de julho
  • A iniciativa estimula a aquisição, com preços acessíveis
  • Circuito inaugura itinerância e integra Brasília e Recife

Obras de 60 artistas plásticos baianos de diferentes trajetórias e linguagens entram em exposição simultânea, para visitação e venda (a preços acessíveis), de 6 a 21 de julho. São trabalhos assinados por nomes reconhecidos nacionalmente e em projeção, que integram a sexta edição do CIRCUITO DAS ARTES, projeto que desde 2006 envolve criadores, museus e galerias de Salvador, estimulando a produção artística e aquisição de obras.
O CIRCUITO DAS ARTES integra sete espaços, dispostos num roteiro que pode ser feito a pé, numa das áreas mais centrais e que concentra os principais centros culturais da cidade. Dentre eles, a Galeria da Aliança Francesa, que abriga do conjunto de obras intitulado Entornos do Erotismo, com trabalhos de Ana Verana, Anderson Pereira, Eckenberger, Eliezer Nobre, Fábio Magalhães, Josemar Souza, Juarez Paraíso, Mike Sam Chagas, Nila Carneiro e Rogério Géo.
Os outros espaços parceiros são: Palacete das Artes – Museu Rodin, Galeria do Goethe-Institut, Galeria do Instituto Cervantes, Museu Carlos Costa Pinto, Galeria Cañizares e Galeria ACBEU. Ao todo, o CIRCUITO DAS ARTES mostra 180 peças, três de cada artista, a maioria criada especialmente para o projeto. Nomes como Maria Adair, Almandrade, Ayrson Heráclito, Gaio, David Glat, Ieda Oliveira, Aristides Alves, Daniela Steele, Marcelo Reis, Maria Luedy, Valéria Simões e Vauluízo Bezerra participam dessa sexta edição. Os trabalhos englobam as técnicas de pintura, fotografia, escultura, gravura, desenho, grafite sobre suporte móvel, infoarte e objetos.
Recorte panorâmico
“O CIRCUITO DAS ARTES estimula a diversidade de tendências e linguagens”, contextualiza a coordenadora geral Eneida Sanches. “Nesse sentido, ele funciona como uma grande aproximação: entre os espaços, os artistas, e com o público, que tem a possibilidade de apreciar um conjunto panorâmico das artes plásticas baianas feitas hoje, mas também a oportunidade de adquirir obras de arte contemporânea em pequeno formato e com preços variáveis, com o objetivo de estimular a sua compra”.
A seleção dos criadores ficou a cargo de Alejandra Muñoz (professora de História da Arte da Escola de Belas Artes-UFBA) e Andrea May (artista visual), que escolheram entre cerca de 180 inscritos – número que confirma o prestigio do projeto na agenda da cidade. O CIRCUITO DAS ARTES foi contemplado pelo Edital de Eventos Culturais Calendarizados 2013, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, com recursos financeiros provenientes do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), e tem apoio do Grupo A Tarde e do Circuito de Alta Decoração.
Aos 60 selecionados, junta-se Nair de Carvalho, que ganha uma sala especial, comemorativa aos seus 80 anos de vida, completados em 2013. A exposição traz dez telas da produção atual de Nair (2011-2013), cuja temática ela vem desenvolvendo recentemente, a cerca dos diversos aspectos da mulher baiana. A técnica mistura pintura com fotografias autorais e constroem imagens que remetem a vivências pessoais, memória coletiva, imaginário popular e feminilidade contemporânea.
Novos horizontes
Este ano, o CIRCUITO DAS ARTES amplia seus horizontes e pela primeira vez se estende para mais duas cidades brasileiras, Recife (agosto) e Brasília (outubro), através da etapa TRIANGULAÇÕES. Nela, 20 dos artistas baianos terão seus trabalhos expostos junto a obras de criadores locais, num curadoria compartilhada em cada cidade: Cristiana Tejo em Recife e Marilia Pañitz em Brasília. Ainda em outubro, a mostra conjunta das três capitais retorna a Salvador, para o Museu de Arte Moderna da Bahia, encerrando a itinerância.
O objetivo é potencializar o alcance da mostra baiana e possibilitar o intercâmbio com outros estados, tendo Salvador como ponto de partida e retorno. “O projeto pretende fortalecer as produções locais e dar visibilidade nacional aos artistas que estão fora do eixo Rio–São Paulo, para se tornar parte do calendário nacional de artes visuais”, contextualiza Eneida Sanches. “Assim, o CIRCUITO DAS ARTES expande a sua política de aproximação, fazendo uma ponte agora entre produção artística de diferentes estados”.
 
Artistas baianos selecionados
CIRCUITO DAS ARTES 2013
 

Almandrade
Alvaro Vilella
Ana Paula Pessoa
Ana Verana
Anderson AC
Anderson Pereira
André França
André Souza
Andrew Kemp
Anne Solimar Sol
Aristides Alves
Ayrson Heráclito
Carmen Columina
Carol Midlej
Caroline Paternostro
Consuelo Radclyffe
Daiane Oliveira
Daniela Steele
Davi Caramelo
David Bernardo
David Glat
Eckenberger
Elias Santos
Eliezer Nobre
Fábio Magalhães
Fernando Pigeard
Flávio Lopes
Gaio
Gesiel Ramos
Iansã Negrão
Ieda Oliveira
João Oliveira
Jorge Galeano
Josemar Antônio
Juarez Paraíso
Juliana Moraes
Laís Guedes
Leonardo Celuque
Lia Cunha
Luana Vellame
Marcelo Reis
Márcia Magno
Maria Adair
Maria Luedy
Mariana David
Mayra Lins
Michael Walker
Mike Sam
Milena Oliveira
Nila Carneiro
Pablo Cordier
Péricles Mendes
Rebeca Silva
Roberto de Souza
Rodrigo Fiusa Wanderley
Rogério Geo
Rosa Bunchaft
Valéria Simões
Vauluízo Bezerra
Vladimir Oliveira

 
SERVIÇO
SALVADOR
Quando: 6 a 21 de julho de 2013
Curadoria: Alejandra Muñoz e Andrea May
Onde: Galeria da Aliança Francesa, Galeria do Instituto Cervantes, Palacete das Artes – Museu Rodin, Galeria do Goethe-Institut, Galeria Cañizares, Museu Carlos Costa Pinto e Galeria da ACBEU
Site: circuitodasartes.art.br.