ENTRE NÓS – uma comédia sobre diversidade

Foto: SoraMaia
Novamente em cartaz em Salvador ENTRE NÓS – uma comédia sobre diversidade – Espetáculo Premiado em Três Categorias pelo Prêmio Braskem de Teatro (Melhor Espetáculo – Melhor Texto – Melhor Ator)
Sucesso arrebatador entre os jovens e adultos, com três premiações pelo Prêmio Braskem de Teatro (Melhor Espetáculo, Melhor Ator – Igor Epifânio – e Melhor Texto), Entre Nós – uma comédia sobre diversidade volta em cartaz no Teatro Molière, agora em Maio de 2013 (nos dias 17, 18, 24, 25, 26 e 31 de Maio e 1º e 2 de Junho), de sexta a domingo, sempre às 20 horas. Com texto, direção, iluminação e figurino de João Sanches (Eu Te Amo Mesmo Assim/ Pague Pra Ver), Entre Nós – uma comédia sobre diversidade traz no elenco Igor Epifânio (Drácula / Mestre Haroldo e os Meninos / A Bofetada) e Anderson Dy Souza (As Velhas / Policarpo Quaresma) no papel de atores que tentam inventar na hora uma história de amor entre dois jovens gays. Para isso, eles enfrentam uma série de situações conflitantes e engraçadas até decidirem o destino dos personagens Rodrigo e Fabinho.
No decorrer da criação do enredo, os atores da ficção se confrontam com os seus próprios preconceitos e visões de mundo. Isso os leva a solicitar do público que decida sobre o desfecho da peça: se o casal de personagens deve ficar junto ou não. De acordo com o encenador, a importância desse trabalho é discutir o respeito às diferenças. “A comunidade LGBT ainda não tem uma legislação que proteja seus direitos. No caso da homofobia, por exemplo, não existe uma lei como a Maria da Penha ou um Estatuto do Idoso.” afirma Sanches.
Assim como na vida real, Entre Nós – uma comédia sobre diversidade apresenta um nó difícil de ser desatado. Enquanto os personagens Rodrigo e Fabinho encaram suas sexualidades com naturalidade, os atores que os interpretam se constrangem, se confrontam e se atrapalham em cenas carregadas de humor. Esses momentos são pontuados pela trilha sonora executada ao vivo por Leonardo Bittencourt, que também assina a direção musical.
A peça surgiu quando foi contemplada com o Edital de Culturas LGBT do Centro de Culturas Populares e Identitárias em 2010, contando com o apoio financeiro da Secretaria de Cultura e da Fazenda do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura. Desde novembro de 2011, quando fez as primeiras apresentações gratuitas nas escolas da rede pública de ensino, Entre Nós foi bem recebida pelos alunos. “Eles riram muito, comentaram e torceram pelos personagens. Na cena final, fotografaram, gravaram e aplaudiram. Parecia um jogo de futebol”, conta o diretor. A estréia da montagem aconteceu em Janeiro de 2012 no Teatro Gamboa Nova, depois foi apresentada no Theatro XVIII, no Cine Cena Unijorge, no FILTE e no FIAC, no Teatro Molière, no Projeto Verão Cênico da FUNCEB (Alagados, Vitória da Conquista, Módulo e Alagoinhas) e no Centro de Cultura de Jequié.
Recentemente, o espetáculo Entre Nós – uma comédia sobre a diversidade foi convidado para em Julho participar do XXVIII Festival Internacional de Teatro Hispano (FITH) em Miami e em Agosto de uma temporada no Teatro Itália, pelo Prêmio Braskem de Teatro.
Ficha-técnica
Texto, direção, figurino e iluminação: João Sanches
Elenco: Igor Epifânio e Anderson Dy Souza
Trilha sonora ao vivo: Leonardo Bittencourt
Assistência de direção: Danilo Souto Pinho e Ricardo Fagundes
Cenário: Daniela Steele
Produção: Patrícia Rammos (Da Preta Produções)
Assistência de Produção: Andréa Machado
Facebook: http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100003148689726
Link youtube: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=TD2JwgyCouY
SERVIÇO
De 17 de maio a 02 de junho (sexta a domingo)
Às 20h
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Classificação: 14 anos
Local: Teatro Molière
Informações: 3336-7599