Festival Varilux


Aliança Francesa traz o melhor da recente produção francesa no Festival de cinema francês Varilux 2013
Promovida pelo Grupo Essilor-Varilux, a VI. edição alcança 45 cidades brasileiras.
Salvador e mais 44 cidades brasileiras receberão o Festival Varilux de Cinema Francês, com 15 filmes inéditos da cinematografia recente e projeção simultânea em 80 salas de cinema de norte a sul do país. Ampliada – em 2010, eram nove cidades a participar do festival! – a mostra acontecerá em Salvador do dia 03 a 10 de maio no Espaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha (Praça Castro Alves) como também em duas salas da rede Sala de Arte.
Em 2013, a programação inédita contará com uma seleção que representa os filmes de maior impacto das últimas produções da cinematografia francesa, contemplando os mais variados gêneros, da comédia ao thriller. Entre os títulos confirmados, filmes que prestam homenagem à França e o que a faz famosa: o teatro (“Pedalando com Molière”), a arte (“Renoir” e “Camille Claudel 1915″), a gastronomia (“Os Sabores do Palácio”) e a literatura (“O homem que Ri”). A mostra conta ainda com “O menino da floresta”, uma das mais destacadas produções recente de animação francesa, “A datilógrafa” de Régis Roinsard, e “Aconteceu em Saint-Tropez de Danièle Thompson.
Como já é tradição do evento, o festival trará ao Brasil (Rio e São Paulo) representantes de alguns dos filmes para apresentações e debates com o público. A atriz francesa Léa Seydoux, que virá ao Festival Varilux para lançar o filme “Adeus, minha Rainha” de Benoît Jacquot é uma das confirmadas. Léa é uma das maiores revelações do cinema francês atual e já tem no seu currículo filmes como “Meia-Noite em Paris”, “Bastardos Inglórios” e “Missão Impossível: Protocolo Fantasma”. A delegação artística confirmada também conta com ilustres nomes como os diretores consagrados Philippe Le Guay (“Pedalando com Molière”), Benoît Jacquot (“Adeus, Minha Rainha”), Danièle Thompson (“Aconteceu em Saint-Tropez”), Agnès Jaoui (“Além do arco-íris”), Jean-Pierre Améris (“o homen que ri”), Jean-Paul Lilienfeld (“Prenda-me”) e Michel Leclerc (“Anos Incríveis”), e os atores Monica Bellucci (“Aconteceu em Saint-Tropez”), Christa Theret (“Renoir” e “O Homem que Ri”) e Arthur Dupont (“Além do Arco-íris” e “Os Sabores do Palácio”) também virão ao país.
Segundo Bruno Peyrefitte, diretor da Aliança Francesa de Salvador, “Na edição passada, 2.500 espectadores acompanharam a programação do evento em Salvador, a expectativa em 2013 é aumentar o número de expectadores e oferecer ao público soteropolitano o contato com o que há de melhor e mais recente na produção cinematográfica francesa, exibindo obras inéditas. O Festival Varilux trará filmes de diferentes gêneros e deverá atender a gostos variados”.
O Festival Varilux de Cinema Francês é patrocinado pela multinacional francesa Essilor/Varilux, pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro/Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, pelas empresas Citröen, Gefco, L’Oréal, RioFilme e conta com o copatrocínio da Embaixada da França, Delegação Geral das Alianças Francesas do Brasil, Sofitel e Air France. A realização é da Bonfilm.
A programação completa do Festival Varilux de Cinema Francês pode ser conferida no site www.variluxcinefrances.com
LISTA DE FILMES DO FESTIVAL VARILUX 2013
– Aconteceu em Saint-Tropez (Des gens qui s’embrassent)
De Danièle Thompson, com Monica Bellucci, Kad Merad, Éric Elmosnino.
2012 – Comédia – 1h40
O enterro da esposa de Zef cai bem na hora errada, no momento em que Ronie casa sua filha! Esse acontecimento inesperado agrava os conflitos já existentes entre os dois irmãos.
– Adeus, minha Rainha (Les adieux à la Reine)
De Benoît Jacquot, com Léa Seydoux, Diane Kruger, Virginie Ledoyen.
2011 – Drama – 1h44
Em 1789, quando a notícia da tomada da Bastilha chega à Versalhes, o castelo esvazia. Mas Sidonie, jovem leitora inteiramente dedicada à Rainha, não quer acreditar nos rumores que ouve.
– Além do arco-íris (Au bout du conte)
De Agnès Jaoui, com Agathe Bonitzer, Arthur Dupont, Jean-Pierre Bacri
2012 – Comédia – 1h52
Uma comédia sobre relacionamentos o amor que alegremente desmistifica o fim tradicional dos contos de fadas.
– Amigos sinceros (Amitiés sincères)
De Stephan Archinard e François Prévôt-Leygonie, com Gérard Lanvin, Jean-Hugues Anglade.
2012 – Comédia dramática – 1h44
Walter, Paul e Jacques são amigos da vida toda. Walter tem uma filha de 20 anos, que ama loucamente. Ele acha que na amizade e no amor, deve-se dizer tudo.
Ele ainda não sabe, mas está enganado.
– Anos Incríveis (Télé Gaucho)
De Michel Leclerc, avec Félix Moati, Sara Forestier, Eric Elmosnino, Maiwenn, Emmanuelle Béart.
2012 – Comédia – 1h52
Com a popularização das filmadoras portáteis, um grupo de amigos decide criar seu próprio canal de televisão e, sobretudo, fazer uma revolução. Assim nasce a TV Liberdade, anarquista e provocadora.
– Camille Claudel 1915 (Camille Claudel 1915)
De Bruno Dumont, com Juliette Binoche, Jean-Luc Vincent, Robert Leroy
2012 – Drama – 1h35
1915. Internada por sua família num manicômio, onde ela não poderá mais esculpir, Camille Claudel vive reclusa enquanto aguarda a visita do irmão, Paul Claudel.
– Uma Dama em Paris (Une Estonienne à Paris)
De Ilmar Raag, com Jeanne Moreau, Laine Magi, Patrick Pineau
2012 – Drama – 1h34
Anne sai da Estônia para ir a Paris cuidar de Frida, uma senhora estoniana que mora na França há muitos anos. Mas Frida tenta desencorajá-la de todas as maneiras.
– A datilógrafa (Populaire)
De Régis Roinsard, com Romain Duris, Déborah François, Bérénice Béjot.
2012 – Comédia – 1h51
1958. A jovem Rose Pamphyle tem um dom: datilografar numa velocidade vertiginosa. Ela desperta o esportista ambicioso adormecido em Louis Echard, dono de um escritório de seguros.
– Feito gente grande (Du vent dans mes mollets)
De Carine Tardieu, com Agnès Jaoui, Denis Podalydès, Isabelle Carré
2011 – Comédia – 1h29
Dividida entre seus pais, que a enchem de amor e de almôndegas, Rachel, 9 anos, conta os minutos que a separam da liberdade. Até o dia em que seu caminho cruza o da intrépida Valérie.
– Ferrugem e osso (De rouille et d’os)
De Jacques Audiard, com Marion Cotillard, Matthias Schoenaerts.
2012 – Drama– 1h55
Ali, sem domicílio, sem dinheiro e sem amigos, encontra Stéphanie, uma domadora de orcas no Marineland. Um dia, o espetáculo se transforma em drama e ela perde as pernas. Ele simplesmente vai ajudá-la, sem compaixão.
– O Homem que ri (L’homme qui rit)
De Jean-Pierre Améris, com Gérard Depardieu, Emmanuelle Seigner, Marc-André Grondin.
2012 – Drama – 1h33
Ursus, um showman pitoresco, acolhe dois órfãos em sua caravana: Gwynplaine, um jovem com o rosto marcado por uma cicatriz que dá a impressão de estar permanentemente rindo, e Déa, uma menina cega.
– O menino da floresta (Le jour des corneilles)
De Jean-Christophe Dessaint
Com as vocês de Jean Reno, Lorant Deutsch, Isabelle Carré e Claude Chabrol
2012 – Animação – 1h35
Em uma grande floresta vive um jovem selvagem de dez anos. Seu pai, um bronco caçador, sempre disse a ele que o mundo acabava nos limites da floresta. Um dia, porém, para salvar seu pai, o rapaz se aventura num mundo desconhecido.
– Pedalando com Molière (Alceste à Bicyclette)
De Philippe Le Guay, com Fabrice Luchini, Lambert Wilson.
2011 – Comédia – 1h44
No auge da sua carreia de ator, Serge Tanneur vive como eremita quando Gauthier Valence, um ator de televisão bajulado pelo público, o procura para lha propor um papel em «O Misantropo» de Molière.
– Prenda-me (Arrêtez-moi)
De Jean Paul Lillienfeld, com Sophie Marceau, Miou-Miou, Marc Barbé
2013 – Thriller – 1h39
Distribuição no Brasil: Esfera Filmes
Uma noite, uma mulher vai a uma delegacia confessar o assassinato do seu marido violento cometido há muitos anos. Mas à medida que a policial interroga essa mulher, menos tem vontade de prendê-la.
– Renoir (Renoir)
De Gilles Bourdos, com Michel Bouquet, Christa Theret, Vincent Rottiers
2012 – Drama – 1h41
1915. Côte d’Azur. No crepúsculo da sua vida, Auguste Renoir sofre com as dores da idade. Mas a jovem Andrée surge em sua vida e lhe da uma energia que ele já não esperava.
– Os sabores do Palácio (Les saveurs du Palais)
De Christian Vincent, com Catherine Frot, Jean d’Ormesson, Arthur Dupont.
2012 – Comédia – 1h35
Hortense Laborie é uma cozinheira famosa que vive em Périgord. Para sua grande surpresa, o presidente da República a nomeia responsável por suas refeições pessoais no Palácio do Élysée.