AMNÉSIS – UMA BUSCA INTENCIONAL PELA LEMBRANÇA


Depois do grande sucesso de público e crítica do espetáculo musical ATIRE A PRIMEIRA PEDRA (Direção: Luiz Marfuz), o Grupo Toca de Teatro apresenta o seu novo trabalho. Trata-se do espetáculo AMNÉSIS – Uma busca intencional pela lembrança (Direção: Meran Vargens). De maneira lúdica, metafórica e divertida, a montagem reúne inúmeras historias de vidas que ecoam nas ruas e praças de Salvador. Os atores mergulham numa saga de aventuras, celebrações e aprendizados para realizarem seus desejos, dando vida a inúmeros personagens que transitam por lugares históricos da cidade.
A história da nossa cidade é também a história dos nossos protagonistas. É também a nossa história. Quem não tem boas histórias para contar? Quem não viveu grandes histórias em lugares históricos da nossa cidade? O que cada espaço dessa cidade nos faz lembrar? Paredes de memórias? Que história de amor foi inesquecível para cada um? Que tipo de sonhos cada um tem? Quais são os nossos sonhos? O que é o sonho? O que é o amor? Qual a história da nossa cidade? Este e outros questionamentos são desenvolvidos durante o espetáculo que foi construído a partir da coleta de histórias de vida na Praça da Piedade, Mercado Modelo e Igreja de São Lázaro.
O processo de pesquisa do espetáculo investiu no questionamento de como as nossas lembranças (as nossas memórias, as histórias da nossa vida) e as lembranças das vidas de outras pessoas, podem servir como fonte e material para construção de um espetáculo teatral. No processo de montagem do espetáculo, os procedimentos adotados pela diretora conduziram as investigações individuais de cada ator a pautar uma linguagem comum – o produto estético que se vislumbra ao fim deste processo é resultante da confluências destas investigações. Uma proposta de encenação que visa promover a inserção dos domínios do corpo e da contextualização cênica, com seu universo simbólico, numa relação de comunicação direta com o público.
Todo o procedimento de criação e pesquisa foi norteado pela professora, atriz, diretora e Doutora Meran Vargens – que deflagrou esta linha de pesquisa em seu estágio de Pós-Doutoramento no IA-UNICAMP com supervisão da Prof ª. Dra. Regina Polo Muller nos grupos NAPEDRA (Unicamp/USP) e GIPE-CIT (PPGAC-UFBA): “Causos Daqui: estudo teórico-prático em Performance, Oralidade e Histórias de Vida na construção de dramaturgia original cênica como proposta pedagógica para a formação vocal do ator-criador”.
No elenco estão os atores Daniel Calibam, Danilo Cairo e João Guisande. A equipe artística conta ainda com a direção de cena de Elaine Cardim, a assistência de direção de Laura Sarpa, os figurinos de Rino Carvalho, cenário de Zuarte Junior, iluminação de Irma Vidal e fotografias e vídeos de Zélia Uchoa. A realização é do Grupo Toca de Teatro em parceria com a Escola de Teatro da UFBA (PPGAC – PIBIC).
A estréia do espetáculo Amnésis- Um busca intencional pela lembrança é resultado final da pesquisa desenvolvida durante um ano pelo grupo através do projeto Toca de Teatro: Manutenção, Memória e Interatividade Estética que conta com o apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia através do Edital de Apoio a Grupos Artísticos. Em março, o grupo realizará o Seminário História do Teatro de Grupo na Bahia e o lançamento da primeira edição da Revista Toca de Teatro, contendo todo o conteúdo e registro das atividades artísticas desenvolvidas durante o processo de pesquisa e montagem do espetáculo.
SERVIÇO:
O QUE: Amnésis – Uma busca intencional pela lembrança
ONDE: Teatro Moliere – Aliança Francesa (Ladeira da Barra)
QUANDO: 19 a 24 de Fevereiro, Terça a Domingo às 20h (sessões extras às 18h no sábado e domingo)
INGRESSOS: 10,00 (meia) e 20,00 (inteira)
SITE: www.tocadeteatro.com.br