O Pássaro do Sol – Grupo A Roda

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DIA DAS CRIANÇAS – TEATRO MOLIÈRE 10 ANOS

Contemplado pelo Prêmio Braskem de teatro como Melhor espetáculo Infantojuvenil de 2010, “O Pássaro do Sol” volta a cartaz no Teatro Molière da Aliança Francesa de 20 a 28 de outubro (16h, sábados e domingos)

Ficha técnica
Texto Myriam Fraga
direção, adaptação e bonecos Olga Gómez
produção Marcus Sampaio
direção musical Uibitu Smetak
direção de cenas e narração Osvaldo Rosa
atores-animadores Bernardo Oliveira, Bianca Simões, Daiane Silva, Naiara Gramacho e Nara Santos
fotografias Márcio Lima
 
Espetáculo O PÁSSARO DO SOL
Lenda indígena escrita por Myriam Fraga e contada pelo teatro de sombras animadas da companhia A RODA, o Pássaro do Sol narra a história de um jovem guerreiro que é transformado em pássaro para ir ao céu roubar as chamas do palácio do sol. Prêmio BRASKEM de Teatro: Melhor espetáculo Infantojuvenil de 2010.
 
Serviço:
Local: Teatro Molière – Aliança Francesa
Período: 20 a 28 de outubro (16h, sábados e domingos)
Classificação: livre (indicado para maiores de 5 anos)
Gênero: Teatro de sombras animadas
Duração: 50 minutos
Realização: A RODA de teatro de Bonecos
Patrocínio de montagem: Prêmios Funarte de teatro
Myriam Muniz (MinC) e Manoel Lopes Pontes (FUNCEB)
Contato: contato@arodateatro.com
Site da companhia: www.arodateatro.com
 
A lenda
Uma das muitas variantes do mito indígena da descoberta do fogo conta que um jovem guerreiro foi transformado em pássaro para ir ao céu roubar as chamas do palácio do sol. Ao retornar vitorioso, porém, em meio às festas e celebrações pelo seu feito, desfazendo-se o encantamento verificou, cheio de mágoa, que o tição de fogo, que trouxera no bico, havia-lhe calcinado a face, tornando-a uma máscara disforme à cuja vista todos fugiam. Inconsolável, pediu ao pajé que novamente o encantasse. Compadecido, o feiticeiro fez-lhe a vontade, transformando-o no pássaro chamado Japu ou Japuaçu, com plumagem verde-amarelo-alaranjada, que lembra a cor das labaredas, e um bico cinzento com a extremidade vermelha, recordação de sua viagem ao palácio do sol, de onde trouxe o fogo para os homens que o desconheciam.
Myriam Fraga, em A Lenda do pássaro que roubou o fogo, livro/disco, lançado em 1983, pelas Edições Macunaima, com gravuras de Calasans Neto e música de Carlos Pita.
 
A Companhia
A RODA foi fundada em Salvador, Bahia, no ano de 1997 e desde então difunde o teatro de animação de bonecos por meio de oficinas e da criação e produção de espetáculos.
A companhia leva aos palcos um teatro eminentemente visual, que fala a todas as idades tanto pela força plástica de seus protagonistas esculpidos em madeira quanto pela temática de apelo mitológico e raiz popular.
Sob a direção artística de Olga Gómez – responsável pela criação e construção de todos os bonecos – e direção de produção de Marcus Sampaio, A RODA já apresentou o seu repertório atual de cinco espetáculos em importantes mostras artísticas no Brasil e no exterior e, em 2008, percorreu 15 estados e 55 cidades brasileiras com o projeto Palco Giratório do SESC, ministrando oficinas e apresentando-se com o espetáculo “Amor & Loucura”.
A companhia foi contemplada com prêmios locais e nacionais de teatro entre eles o Braskem de Teatro como “Melhor espetáculo Infantojuvenil” de 2010 com o espetáculo “O Pássaro do Sol”.
A origem da pesquisa da companhia está na tradicional forma de teatro de bonecos japonês – Bunraku – que se utiliza da técnica de manipulação direta. Como o nome sugere esta técnica consiste em mover o boneco diretamente
através de suas articulações, sem esquecer da neutralidade corporal e da sincronicidade dos manipuladores, que muitas vezes dividem um mesmo boneco.
Novas experimentações técnicas e plásticas são permanentemente buscadas pelo grupo como em “O Pássaro do Sol” – que teve na animação de sombras recortadas em couro o seu enfoque principal.

A companhia é hoje reconhecida na Bahia e em outros estados pela qualidade visual de suas montagens, pela expressividade de seus bonecos articulados bem como pela consistente pesquisa cênica e dramatúrgica no âmbito do teatro de formas animadas.

A temporada da peça integra o projeto contemplado pela FUNARTE no Edital Prêmio Procultura de Programação de Espaços Cênicos 2010.